Bombas dosadoras: Veja como escolher a melhor opção

fev 8, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

As bombas dosadoras são equipamentos projetados para realizar a dosagem de fluidos com alta precisão. São usadas em sistemas de tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais para injeção de produtos químicos.

Mesmo sendo um produto bastante importante, a escolha das bombas dosadoras não é uma tarefa tão simples, já que erros quanto ao dimensionamento e regulagem podem comprometer a eficiência de uso.

Entenda quais são as opções em bombas dosadoras e veja quais destas mais se enquadram à cada necessidade.

Fatores que ajudam a definir a escolha de bombas dosadoras para cada necessidade

 

Não é incomum que uma pessoa adquira uma bomba dosadora sem identificar o dimensionamento correto ou a função correta do equipamento, no qual é designado.

Assim, para escolher uma bomba que corresponda às necessidades é preciso identificar quais são as características que ela deve possuir em função do uso previsto.

Em primeiro lugar, é preciso considerar o tipo de produto a ser bombeado. Isso evita a corrosão e, consequentemente, desgaste precoce da bomba. 

Em seguida, vale verificar as características:

  • Vazão pretendida (geralmente expressa em litros/hora); 
  • Pressão da rede (geralmente expressa em bar) ou altura do reservatório; 

Com estas definições, conseguimos selecionar o melhor modelo que atenda a demanda de dosagem. Após, temos que definir a série a ser utilizada, o que impacta nas possibilidades de automação.

Bombas dosadoras Exatta Bombas: Um leque amplo para cada necessidade

Com grande experiência no ramo de tratamento de água, a Exatta Bombas é referência nacional em bombas dosadoras, principalmente em razão da experiência adquirida nos 18 anos de atuação.

No portfólio da empresa, há bombas dosadoras para cada necessidade. Veja:

EX série analógica – Bomba dosadora eletromagnética de diafragma

Bomba dosadora Série Analógica EX | Exatta Bombas

É referência nacional na dosagem de produtos químicos para tratamento de água em poços, piscinas, caldeiras, torres de resfriamento entre outros. Possui dupla escala de potenciômetro para facilitar a operação. Este modelo apresenta ainda ampla gama de personalização de materiais, para garantir a compatibilidade química com o fluido.

EXD série digital – Bomba dosadora eletromagnética de diafragma

Bomba dosadora Série digital EXD | Exatta Bombas

Este modelo é referência em automação e tem excelente custo/benefício, sendo ideal para aplicações que exijam qualidade e automação no processo de tratamento.

Esta série possui entrada para sensor de nível, que identifica a falta de produto químico e desliga automaticamente. Além disso, possui uma saída para alarmes, que além de acionar alarmes audiovisuais pode ser utilizado para parar o sistema de abastecimento (bomba d’ água) evitando o consumo ou armazenamento de água não tratada. Apresenta também, teclado de membrana e display em LCD que facilitam a configuração.

EXD PLUS série digital – Bomba dosadora eletromagnética de diafragma

Bomba dosadora EXD Plus | Exatta Bombas

Dentre todas as bombas dosadoras este é o modelo mais completo. É ideal para processos de automação com dosagens proporcionais, corrigindo de forma automática, a quantidade a ser dosada, conforme as entradas de tensão/corrente ou o fluxo de água identificado por um hidrômetro com emissores de pulsos.

Também possui as características do modelo EXD: entrada para sensor de nível que identifica a falta de produto químico, desliga e avisa, evitando o consumo de água não tratada.

EXS série sabão – Bomba dosadora eletromagnética de diafragma

Bomba dosadora EXS | Exatta Bombas

As Bombas Dosadoras EXS são projetadas para a dosagem de produtos de elevada viscosidade, em especial para amaciante, sabão líquido e detergentes. Por isso, são amplamente utilizadas em equipamentos de lavanderia, lava-louças e tinturaria.

Estas bombas dosadoras são diferenciadas no mercado, principalmente por serem de diafragma com acionamento por solenóide, o que proporciona alta durabilidade isenta de manutenção recorrente.

EXP – Bomba dosadora peristáltica

Bomba Peristáltica | Exatta Bombas

As bombas peristálticas foram desenvolvidas pela Exatta para permitir a dosagem da maioria dos fluidos, inclusive os viscosos, corrosivos e abrasivos.

Por essas características, essa bomba é aplicada para a dosagem de álcool em gel, detergentes, polímeros, corantes, aditivos, fertilizantes, esmaltes, pigmentos entre outros.

Além disso, esse produto funciona como uma barreira de desinfecção, podendo ser amplamente utilizado no combate e prevenção ao COVID-19.

Deu para perceber que a escolha da bomba dosadora correta para o processo é de extrema importância, evitando problemas futuros. Como listamos, a Exatta Bombas tem uma variedade de opções para diferentes aplicações. 

Quer saber mais sobre as bombas dosadoras Exatta? Então confira nosso portfólio de produtos.

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.