Conheça a aplicação de bombas dosadoras em granjas de aves e suínos

abr 12, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Nos sistemas de produção de suínos e aves que ocorrem em granjas e aviários a água costuma ser considerada como um dos alimentos mais importantes para garantir boa saúde aos animais. Mas você sabia que bombas dosadoras são essenciais nesse tipo de agronegócio?

Bastante utilizadas para dosar cloro em poços artesianos, piscinas e estações de tratamento de água, as bombas dosadoras são utilizadas com grande eficiência. Por isso mesmo soa estranho falar que elas também são adotadas em granjas, principalmente para auxiliar na oferta de uma água de maior qualidade aos animais. Mas, pode acreditar, elas são essenciais!

Por isso, te convidamos a acompanhar a função de bombas dosadoras em um ambiente bastante incomum para a grande maioria das pessoas, como é o caso das granjas.

 

Qualidade da água em granjas: essencial para boa produção animal

Antes que você entenda a aplicabilidade de uma bomba dosadora em granjas, precisamos que você entenda a importância da água nesse sistema de produção.

Embora seja tratada como o nutriente por vezes esquecido, a água é um elemento de extrema importância para melhor desenvolvimento animal durante todo seu período de vida. Além da quantidade ideal, a qualidade da água também representa um fator que interfere diretamente na obtenção de uma carcaça de qualidade.

Por essa razão, a água de consumo (ou água de beber) precisa ter a máxima qualidade, com determinadas características qualitativas. Por isso, a qualidade físico-química e microbiológica da água adquire grande importância na saúde avícola e suinícola.

Em resumo, a granja deve se atentar para três pontos-chave quando o assunto é a água para dessedentação: quantidade, qualidade físico-química e qualidade microbiológica. 

Neste sentido, a dosagem de pH da água adquire grande importância, exigindo por vezes, a cloração (adição de cloro na água) na linha de abastecimento de água, que permitirá redução da contagem bacteriana. E é exatamente nessa etapa que as bombas dosadoras adquirem uma aplicabilidade bastante interessante e importante, como veremos a seguir.

 

Aplicabilidade de bombas dosadoras em granjas: dosar pH da água de beber dos animais

Como vimos, a água é um elemento essencial para granjas de aves e suínos. No entanto, é extremamente importante ter a compreensão que as características da água são diferentes de granja para granja, dependendo de sua origem (fontes), época do ano, infraestrutura e manipulação.

Para controlar a qualidade da água, o cloro é a forma mais econômica de tratamento e controle microbiológico da água. O uso de cloro, obedecendo-se a dosagem preconizada de 2 a 4 ppm de cloro livre na água (para aves), é seguro para aves em qualquer fase de desenvolvimento.

Assim, quando opta pelas bombas dosadoras, a granja consegue controlar a injeção de acidificante à rede de água, tratando-a e fazendo com que ela atinja o pH desejado por cada uma das categorias animais criadas em granjas.

Além disso, grandes empresas que têm granjas de aves e suínos ao redor de todo o Brasil, já fazem uso de bombas dosadoras inteligentes, que permitem alto poder de automação ao sistema de dosagem de pH.

Essas empresas fazem uso de uma bomba dosadora que realiza a dosagem de acidificantes por meio de pulsos, com isso essa bomba consegue se corrigir automaticamente, dosando mais ou menos produto químico na rede, dependendo da necessidade.

 

Como funciona o sistema que faz uso dessa bomba dosadora? 

O sistema da rede de água possui um hidrômetro (semelhante àqueles presentes em nossas casas). Ele, por meio de um fio, se comunica com a bomba e indica a quantidade de água que está passando pelo sistema, automaticamente estimulando essa bomba a dosar mais ou menos produto químico na rede de abastecimento interna da granja. 

Ou seja, com o auxílio do hidrômetro, a bomba consegue entender, mesmo que de forma indireta, qual é o consumo de água pelos animais na linha de abastecimento, corrigindo automaticamente a liberação de produtos químicos à água. Com isso, a necessidade de mão-de-obra para ajustar a dosagem de produto tende a ficar mais reduzida.

Por isso, especificamente para esse ramo do agronegócio, o modelo de bombas dosadoras com maior saída é a bomba dosadora com entrada por pulsos, devido à sua grande capacidade de automação.

 

Gostou? Então aproveite e conheça a linha de produtos da Exatta Bombas.

 

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.