3 aplicações das bombas dosadoras em granjas e aviários

set 20, 2023 | Bomba dosadora | 0 Comentários

A água é um nutriente importante para garantir a boa saúde dos animais. Por isso, os criadores de aves e suínos podem usar bombas dosadoras para garantir a qualidade da água em granjas e aviários.

Ainda que esses produtos sejam mais comuns para dosar cloro em poços artesianos, piscinas e estações de tratamento de água, eles têm se tornado solução inteligente para os responsáveis pela alimentação de animais em criadouros.

 

Por que ter bombas dosadoras em granjas e aviários?

Existem três ótimos motivos que respondem essa pergunta sobre as bombas dosadoras: quantidade de água, qualidade da água e dosagem de pH. A seguir, vamos detalhar em cada um desses tópicos.

 

1 – A quantidade de água em granjas e aviários

Um dos erros que ainda acontecem na criação de animais é a limitação ou exagero na disponibilidade da água. 

O estudo “Água na avicultura”, da Embrapa, nos ajuda a entender mais sobre isso e, inclusive, da importância da bomba dosadora em criadouros.

A água é o principal componente do corpo de todos os seres vivos. No entanto, há variação dependendo da espécie, idade, sexo, genótipo e condição alimentar. 

Por exemplo, as aves mais jovens são as que possuem maior porcentagem de água corporal.

No caso dos suínos, o percentual é super elevado nos primeiros dias de vida: até o 7º dia, podem ter uma composição corporal de água que chega a 80%. A partir dos 150 dias, esse índice cai para menos do que 50%. Ou seja, varia mesmo.

Sem entrar em uma longa teoria, vale a pena mencionar o conceito de balanço hídrico. Isto é: a subtração da água que o animal ingere pela água perdida em fezes, urina e respiração. Assim, não dá para limitar a disponibilidade de água nas criações.

 

2 – A qualidade da água para o desenvolvimento de aves e suínos

Antes da explicação sobre o funcionamento de uma bomba dosadora e como ela é importante na criação de aves e suínos, precisamos falar da qualidade da água enquanto alimento. 

O elemento tem papel decisivo no melhor desenvolvimento dos animais em cada uma das fases de suas vidas.

Além da quantidade, que deve ser mensurada, a qualidade também tem importância porque interfere na obtenção de uma carcaça de qualidade.

Assim como acontece com os humanos, os animais de criadouros precisam ter água potável disponível para o consumo. 

Isto é, a água de beber tem que ter um mínimo de qualidade físico-química e microbiológica, necessária para a saúde avícola e suinícola.

As bombas dosadoras são ideais para alcançar esses objetivos em seus criadouros de aves e suínos: quantidade de água, qualidade físico-química e qualidade microbiológica. Para quem tem interesse no produto, vamos falar mais dele no fim do artigo.

 

3 – A dosagem de pH da água dos animais

A dosagem de pH da água dos animais

Como consequência do ponto anterior, vem a dosagem de pH da água, que ganha importância em um cenário que muitas vezes exige a cloração. 

Ou seja, para melhorar a qualidade, em algumas situações, é preciso adicionar cloro no abastecimento de água.

Essa simples ação vai permitir a redução de bactérias em todo fluxo. É nesse momento que a bomba dosadora permite a redução da contagem bacteriana. E isso tem que respeitar as características de cada granja ou aviário.

O motivo é que para cada situação vai ter uma recomendação diferente para a dosagem de pH, que varia conforme:

  • As fontes de nutrientes;
  • Época do ano;
  • Infraestrutura dos criadouros; e
  • Manipulação dos alimentos e da própria água.

No tópico a seguir, vamos dar mais detalhes sobre como é o funcionamento e a aplicabilidade das bombas dosadoras visando os benefícios acima. 

Inclusive, vale a pena entender a importância do cloro, a forma mais econômica de realizar o tratamento da água.

 

Como funciona uma bomba dosadora em granjas e aviários?

O uso do cloro deve preconizar uma dosagem média de ppm para humanos, assim como nos aviários e suínos. 

Por isso, é uma medida segura para inserir o cloro livre na água em qualquer fase do desenvolvimento dos animais.

Qual é a dosagem ideal? A dosagem de cloro deve ficar em torno de 1,0 mg/l em comunidades que usem água subterrânea, conforme o Manual de Cloração de Água em Pequenas Comunidades, da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

No entanto, o mesmo documento afirma que em casos específicos, é possível adicionar uma quantidade maior de cloro, mas sem que ultrapasse o máximo permitido para consumo humano. 

 

A aplicabilidade das bombas dosadoras

Essa pequena introdução teórica serve para entendermos o funcionamento da bomba dosadora por pulso em granjas. 

Afinal, são equipamentos que permitem o controle da injeção de acidificante na rede, fazendo com que se chegue ao pH desejado.

O sistema da rede de água tem um hidrômetro e, por meio de um fio, ele se comunica com a bomba dosadora. 

Assim, indica a quantidade de água no sistema e, automaticamente, estimula a bomba a dosar mais ou menos químicos na rede.

O resultado é o seguinte: a partir do hidrômetro, a bomba dosadora entende o consumo de água e, também, corrige a liberação de produtos químicos, como o cloro. 

Por isso, elas são soluções inteligentes para quem se preocupe com o desenvolvimento dos animais.

Uma das principais vantagens da bomba dosadora é que traz mais assertividade para a dosagem do pH da água que deve ser potável para aves e suínos. 

Além de permitir que a mão de obra desse processo se torne mais estratégica, podendo ser em outras funções.

 

O que é importante saber da bomba dosadora da Exatta?

Antes de terminar a leitura, é importante considerar que as bombas dosadoras podem ser encontradas a partir de várias características na Exatta Bombas. O que vai depender do uso previsto, da vazão pretendida e pressão da rede.

Entre eles, o EXD Plus, o mais completo. Ele permite automatizar as dosagens e fazer correções automáticas conforme o fluxo de água registrado no hidrômetro.

A Exatta Bombas é uma empresa com vasta experiência no tratamento de água. Atuante desde 2002, somos referência nacional na fabricação de bombas dosadoras com atuação em todos os estados brasileiros e mais de 200 mil itens comercializados.

O que nos torna especialistas, além do tempo de atuação no mercado, é a fabricação própria, produtos que automatizam processos e suporte formado por equipes capacitadas. Ficou interessado? Então, conheça a nossa linha de produtos no catálogo abaixo.

Conheça o catálogo de bombas dosadoras da Exatta: acesse e baixe!

Avalie este conteúdo

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Desinfecção da água na avicultura: por que e como fazer - Exatta - […] também, de ração. Portanto, ainda que possa ser interessante, continua mantendo a importância do tratamento da água em aviários.…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *