Potabilidade de poço artesiano: bombas dosadoras de cloro são a solução

fev 18, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

A escassez de água potável é um desafio social. Dessa forma, os poços artesianos são alternativas para o acesso a esse bem. No entanto, o tratamento nesses casos também é necessário e o uso de bombas dosadoras de cloro é a solução.

O objetivo principal da adoção de um sistema de tratamento de água de poço artesiano é a remoção de elementos que comprometem a qualidade da mesma, como ferro e manganês, adequando às condições aceitáveis de potabilidade.

Nos poços artesianos, a instalação de um sistema composto por bombas dosadoras de cloro é essencial em áreas de coleta de água. Confira qual a função deste tipo de equipamento e porque a bomba é a melhor solução.

 

Por que o tratamento da água de poço artesiano é tão importante?

Assim que são coletadas, as águas advindas da chamada “Solução Alternativa Coletiva”, como é o caso das águas de Poços Artesianos, são naturais e precisam de tratamento para consumo.

O primeiro passo é contatar órgãos competentes para retirar a licença de perfuração, além da outorga para funcionamento do poço artesiano.

Em seguida, é imprescindível realizar uma análise físico-química completa, que deve ser realizada por especialistas, responsáveis por medir os parâmetros e fornecer diagnósticos. Em território nacional, 70% dos poços artesianos apresentam excesso de ferro e manganês.

Após essa análise, é preciso ponderar algumas estratégias para promover o tratamento contínuo da água desse poço, garantindo a potabilidade.

 

Objetivo dos sistemas de tratamento de água em poços artesianos

Devido à profundidade, os poços artesianos são protegidos da ação humana e poluição ambiental. Mas, mesmo assim, o tratamento é essencial. A principal função é a retirada de minerais presentes na natureza, caso dos já citados ferro e manganês.

Esse tipo de sistema destinado ao tratamento de água de poço artesiano inclui: 

  • Reposição de produtos químicos necessários ao consumo; 
  • Ajuste de dosagem e pH da água; 
  • Análises mensais, para avaliar se a poluição ou outros agentes modificaram a formatação natural e a retrolavagem dos filtros. 

Cabe também ao sistema atuar de forma a evitar manutenções corretivas, visto que qualquer processo fora do comum pode ser mais facilmente observado.

Uma das principais etapas do sistema de tratamento de água de poço artesiano é a cloração, realizada pelas bombas dosadoras de cloro. Com esse equipamento, o processo é realizado de maneira automática e em doses recomendadas, garantindo um tratamento efetivo.

 

Benefícios de bombas dosadoras de cloro em poços artesianos

O cloro age como um importante desinfetante no tratamento da água, melhorando a potabilidade e permitindo o consumo. Nos poços artesianos, é importante manter uma estrutura segura e eficiente para esse propósito. Por isso, as bombas dosadoras são essenciais. A instalação delas é muito fácil, além de possuírem alta resistência, permitindo longa vida útil de uso.

As bombas dosadoras têm capacidade para trabalhar com diferentes dosagens, que garantem os melhores resultados no tratamento de água nesses tipos de fonte.

Além do mais, entre as principais características de bombas dosadoras de cloro para poços artesianos, caso da Bomba Dosadora EX, fabricada pela Exatta Bombas, destacam-se:

  • Maior durabilidade;
  • Alta resistência ao calor;
  • Resistência à umidade e à corrosão;
  • Mais compacta;
  • Maior precisão em dosagem do cloro, com melhor custo/benefício.

Dessa forma, o investimento nas bombas dosadoras de cloro para poço artesiano da Exatta Bombas é a melhor solução, pois garante resultados duradouros e benéficos.

Com esse tipo de equipamento, a tranquilidade quanto ao consumo de água potável direto do poço artesiano será muito maior.

 

Você precisa desse equipamento? Então aproveite e conheça as soluções oferecidas pela bomba dosadora EX, da Exatta Bombas. 

 

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.