Tratamento de água: entenda as etapas desse processo

jul 24, 2023 | Bomba dosadora, Tratamento de água | 23 Comentários

Não há como contestar, o saneamento básico, representado principalmente pelo tratamento de água, é essencial para a garantia de qualidade de vida e para o desenvolvimento social e econômico da sociedade.

Entretanto, você sabe como funciona o tratamento de água para que ela chegue em nossas residências, comércio e indústria com a devida qualidade?

Neste processo, diversos são os estágios realizados e envolvem uma série de procedimentos físicos e químicos que, quando aplicados, fazem com que ela fique em condições adequadas para o consumo.

 

Por que realizar o tratamento de água?

Cabe ao tratamento de água livrar este elemento de qualquer tipo de contaminação, evitando a ação de vírus, bactérias e impurezas, capazes de disseminar inúmeras doenças, que vão desde diarreias, até cólera e gastroenterites.

O tratamento de água também garante que o elemento tenha um padrão estético aceitável e um aspecto límpido, geralmente sem cor, sabor ou odor.

Dessa forma, o tratamento de água representa uma ação fundamental para a manutenção da qualidade de vida da população.

 

Água tratada: direito de todos!

Segundo a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) o acesso à água é um direito de todos, independente da condição social, econômica, cultural, de gênero ou etnia.

Porém, o acesso à água tratada ainda não é uma realidade universal. Em todo o mundo, muitas populações ainda sofrem com a falta deste recurso essencial à vida.

Cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo ainda vive sem água tratada, de acordo com dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este problema também atinge o Brasil. Segundo dados do Ranking do Saneamento 2022, a ausência de água tratada atinge quase 35 milhões de pessoas no país.

Em contrapartida, o cenário está mudando, especificamente devido às muitas legislações que regulamentam e orientam sobre o correto tratamento de água e efluentes. Entre essas leis, se destacam:

  1. Lei 9.433/1997 — Lei de Recursos Hídricos – Institui a política nacional para a proteção da água, além de implementar o Sistema Nacional de Recursos Hídricos. 
  2. Lei 9.605/1998 — Lei dos Crimes Ambientais – Reorganizou a lista de infrações ao meio ambiente, bem como as punições para quem comete tais delitos. 
  3. Resolução Conama nº 357/2005 – dispõe sobre a classificação dos diferentes corpos d’água, assim como padrões e normas para o tratamento e o lançamento de efluentes. 
  4. Lei 11.445/2007 — Política Nacional de Saneamento Básico – Estabelece uma série de diretrizes fundamentais para a garantia do abastecimento e coleta de água, bem como para o tratamento dos resíduos. 
  5. Lei nº 12.305/2010 — Política Nacional de Resíduos Sólidos – Estabelece normas e padrões para o adequado gerenciamento dos resíduos sólidos. 

Dessa forma, a necessidade de tratamento de água e os processos exigidos deverão ser determinados com base em inspeções sanitárias e nos resultados de análises (físico-químicas e bacteriológicas) representativas da água a ser tratada.

 

Etapas que compõem o processo de tratamento de água

Para ser destinada à população em geral, a água é submetida a uma sequência de processos, responsáveis por aumentar a qualidade e reduzir riscos à saúde.

Assim, mesmo com variações, o tratamento de água costuma ser realizado através da sequência dos seguintes processos:

 

1. Captação

A primeira etapa do tratamento de água é a captação de mananciais e reservatórios hídricos. 

Nessa etapa inicial, a água passa por um sistema de gradeamento, que impede a entrada de elementos sólidos (folhas, galhos, troncos e plásticos) para a estação de tratamento.

Após isso, a água segue para a desarenação. Nessa etapa ocorre a remoção de areia por sedimentação, melhorando o processo de pré-tratamento. Por fim, ela é bombeada para a estação de tratamento de água (ETA).

 

2. Adução

A adução é a etapa responsável pelo transporte de água até a estação de tratamento. Este processo é normalmente realizado por meio de bombas que levam a água captada até a ETA.

A adução também pode acontecer por gravidade ou por recalque.

 

3. Coagulação química

Na água costumam existir impurezas, cujas partículas são pequenas e não se sedimentam sob a ação da gravidade no fundo do reservatório.

Para que isso não aconteça, é preciso acrescentar coagulantes químicos na água. No Brasil o coagulante comumente utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3).

Esse componente favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a remoção na decantação.

 

4. Floculação química

Na etapa anterior, ocorre o agrupamento das impurezas presentes na água. Nessa etapa, a água será agitada fortemente por um agitador mecânico por cerca de 30 segundos, aumentando a dispersão do coagulante químico.

Em seguida, o sistema é agitado lentamente, permitindo o contato entre as partículas.

 

5. Decantação

Na etapa de decantação há, basicamente, a separação, por gravidade, dos sólidos sedimentáveis que estão contidos na solução líquida. Os sólidos vão sedimentar no fundo do decantador e serão removidos como lodo, enquanto o efluente passa pelo vertedouro.

 

6. Filtragem

Assim que decantada, a água é então encaminhada às unidades filtrantes, onde ocorre o processo de filtração. Nessa etapa de tratamento de água são adotados filtros formados por diversas camadas, como areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão.

Essas camadas têm a capacidade de reter os flocos que passam sem decantar ou outras impurezas.

 

7. Desinfecção

Na desinfecção há a garantia de que a água seja fornecida ao consumidor isenta de bactérias e vírus. 

Essa etapa do tratamento de água geralmente conta com o auxílio de uma bomba dosadora, responsável pela adição de cloro em quantidades ideais na água. Nessa etapa ainda há o controle do pH.

 

8. Reservação

Ao final do processo, a água será armazenada em reservatórios, com duas finalidades:

  1.  Manter a regularidade do abastecimento; 
  2.  Atender às demandas excessivas, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo.

Por fim, vale ressaltar que cada cidadão tem o dever de contribuir com o consumo sustentável de água, permitindo que este bem esteja disponível para todos e por muito tempo.

Conheça o catálogo de bombas dosadoras da Exatta!

Quer aprender mais? Então convidamos você a entender a importância das bombas dosadoras nas etapas de tratamento de água.

4.6/5 - (345 votos)

23 Comentários

  1. Gleydson Rodrigues

    Muito Bacana!!

    Responder
  2. LILIAN CARLA FERNANDES COSTA

    Muito bom 👍!

    Responder
  3. Maria

    Obg bom dia fiz tudo graças a vcs muito obg

    Responder
  4. Cleiton

    👍

    Responder
  5. Natalino Davi da Silva

    Boa nte
    Muito interessante esta materi6sobre o tratamento de Esgoto.
    Muito bom
    Abcs

    Responder
  6. Edson Ferreira Alves

    Muito interessante e importante para conhecimento da importância da água em todo mundo. Edson Ferreira Alves – Inspetor de sanamento.

    Responder
  7. Emilly Victoria

    Ajudou muito no meu trabalho de Ciências!! Agradeço muitoo!

    Responder
  8. ERIVELTON

    Tooop , muito bem detalhado .

    Responder
  9. Larissa Barreto Rocha

    Conteudo muito bem explicado, cita bastantes todos os pontos principais, parabens 🥰

    Responder
  10. Meire

    Amei usei para trabalho de escola

    Responder
  11. Dulcelene ribeiro Amancio de sousa

    Ajudou muito

    Responder
  12. Rose

    Espetacular! ☘️💛

    Responder
  13. Renan Daniel

    Valeu pela grande ajuda no meu trabalho de quimica

    Responder
  14. Gabriella

    MUITO BOM VC ME AJUDO PRA CARAMBA MUITO OBRIGADA VOCE E MUITO BOM NO QUE FAZ. PARABENS

    Responder
  15. Gabriella

    MUITO BOM VC ME AJUDO PRA CARAMBA MUITO OBRIGADA VOCE E MUITO BOM NO QUE FAZ. PARABENS

    Responder
  16. jorge josé cim

    perfeitas as informações, muito bom

    Responder
    • Exatta Bombas

      Que bom que gostou Jorge!
      Qualquer dúvida entre em contato!

      Responder
  17. Maria Reis

    Venho aqui agradecer a nova escola pela parceria que tem me dado obrigado

    Responder
    • Exatta Bombas

      Nós que agradecemos, qualquer dúvida entre em contato!

      Abraços Equipe Exatta.

      Responder
    • Exatta Bombas

      Que bom Lorenzo! Nos acompanhe para mais posts interessantes como este!

      Abraço e bons estudos!

      Att. Fábio Amaral

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Potabilização de água: saiba o que é - Exatta - […] Por ser necessária a remoção de diferentes tipos de contaminantes em potencial, as etapas de potabilização da água são…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *