Entenda a importância da bomba dosadora no agronegócio

fev 16, 2022 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Toda bomba dosadora é um equipamento projetado para realizar a dosagem de uma quantidade exata de fluido em diversos segmentos, como a indústria, tratamento de piscinas e poços artesianos. Mas pouca gente sabe que este equipamento vem sendo também utilizado em processos relacionados ao agronegócio.

Bastante utilizada para dosar cloro em poços artesianos, piscinas e estações de tratamento de água, a bomba dosadora vem sendo também utilizada em granjas de aves e suínos e em estações de tratamento de efluentes de frigoríficos.

Dessa forma, convidamos você a conferir quais são as aplicações da bomba dosadora nas atividades relacionadas ao agronegócio e porque ter as melhores bombas é essencial dentro deste segmento.

 

Tratamento de água para dessedentação – essencial para manter a saúde dos animais

No ambiente do agronegócio, a água é considerada como um dos alimentos mais importantes para uma boa produção de animais. Quando em quantidade e qualidade adequados à produção animal torna-se naturalmente sustentável, decorrente de boa gestão da água na produção animal.

Assim, a disponibilidade de uma água de melhor qualidade aos bovinos, aves e suínos depende da adoção de muitos cuidados, desde o momento da captação da água até seu tratamento prévio.

Em um primeiro momento, a água de consumo (ou água de beber) precisa ter garantia de que possui a máxima qualidade, respeitando determinadas características qualitativas. Por isso, tanto a qualidade físico-química quanto a qualidade microbiológica da água adquirem grande importância na saúde dos animais.

Neste sentido, o monitoramento e correção do pH da água adquire grande importância dentro do agronegócio, exigindo a cloração (adição de cloro na água) na linha de abastecimento de água oferecida aos animais, contribuindo com a redução da contagem bacteriana. 

E é exatamente nessa etapa que as bombas dosadoras adquirem uma aplicabilidade bastante interessante, como melhor veremos a seguir.

 

Importância da bomba dosadora para as atividades ligadas ao agronegócio

Como vimos, a água é fundamental para muitas atividades relacionadas ao agronegócio, essencialmente aquelas destinadas à produção animal. No entanto, ter a compreensão que as características da água são diferentes entre as atividades é essencial. Isso irá depender da origem da água (suas fontes), época do ano, infraestrutura e manipulação.

Exatamente por isso, a água precisa ser tratada continuamente, com o cloro sendo a forma mais econômica de tratamento e controle microbiológico da água. Assim, quando a agroempresa opta pelas bombas dosadoras, a fazenda ou granja conseguem controlar a injeção de acidificante à rede de água, tratando-a e fazendo com que ela atinja o pH desejado por cada uma das categorias animais relacionados ao agronegócio.

Além disso, grandes empresas do agronegócio já optam por fazer uso de bombas dosadoras inteligentes, que permitem alto poder de automação ao sistema de dosagem de pH nestes ambientes.

Seja na fazenda ou na granja, além dos modelos com verificação de pH por sensor também são oferecidos bombas que com o auxílio de um hidrômetro conseguem saber qual é o consumo de água dos animas na linha de abastecimento. 

Por meio disso, o equipamento consegue corrigir automaticamente a liberação de produtos químicos à água, conseguindo tratar conforme necessário. Por conta disso, é possível reduzir a mão de obra para ajustar a dosagem do produto.

 

Outros usos da bomba dosadora dentro do agronegócio

Além de ajudar na aplicação de cloro para o tratamento de água de bebida em fazendas e granjas, a bomba dosadora também é adotada no tratamento de efluentes na indústria frigorífica e na automação de medicamentos para animais de granjas.

Nos frigoríficos, a bomba dosadora é instalada nas linhas de produção de estações de tratamento de efluentes com a função de realizar a dosagem do cloro. Com isso, o controle de pH e coagulação dentro da estação de tratamento tornam-se mais eficientes.

Já em granjas de aves e suínos, a bomba dosadora permite a dosagem de medicamentos via água de bebida. Com este equipamento, os medicamentos serão dosados sempre na quantidade exata, considerando a medida de água e de animais a serem medicados dentro da granja.

Por fim, acertar na escolha da bomba dosadora ideal para as atividades do agronegócio é uma ação fundamental, independentemente do segmento onde será adotada. Neste contexto, a Exatta Bombas oferece uma grande variedade de opções para diferentes aplicações dentro do agronegócio. Vale a pena conhecer.

Para entender o uso da bomba dosadora em granjas de aves e suínos, confira nosso artigo exclusivo.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponíveis que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.