Sistemas de dosagem automatizada: uma revolução na agricultura

dez 1, 2023 | Bomba dosadora | 0 Comentários

O termo agricultura inteligente é comum para você? O conceito é simples: usar recursos tecnológicos a favor de uma operação mais eficiente. Os sistemas de dosagem automatizada são ótimos exemplos de como a tecnologia gera melhores resultados no campo.

Esses sistemas fazem com que o uso de fertilizantes e outros produtos possam ser aplicados nas lavouras mais assertivamente. Ou seja, com menos erros e maior produtividade. Isso porque o equipamento de dosagem (bomba dosadora) é programado (volume e tempo).

Tanto a agricultura inteligente como as bombas dosadoras oferecem benefícios aos produtores do campo. Especialmente, na redução de desperdícios de recursos naturais, como a água – o que a torna, também, sustentável. Além da prevenção da perda de insumos, como os fertilizantes.

Conforme relatório da McKinsey & Company, à medida que os produtores reconhecem as vantagens da automatização, aumenta o entusiasmo em relação às tecnologias. Somente o mercado de robôs agrícolas deve alcançar US$26.679,4 milhões até 2027, diz a Brandessence.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

A importância dos sistemas de dosagem automatizada

Importância dos sistemas de dosagem automatizada

Os sistemas de dosagem automatizada são fáceis de usar e permitem ganho de produtividade, mas nem todo produtor rural faz o uso deles. Por isso, vale a pena entender, antes de tudo, qual é a importância do assunto!

Conforme o Sebrae, a automação na agricultura é representada pelas tecnologias que automatizam os processos de produção, da plantação à colheita. “Incluindo o uso de recursos e dispositivos que automatizam as tarefas antes feitas manualmente”.

Por exemplo, as bombas dosadoras, que fazem parte dos equipamentos tecnológicos usados nessa operação e podem ser usadas na irrigação. Isso vai desde o tratamento da água até a dosagem automática de fertilizantes. Ou seja, estão relacionadas aos fluidos.

E por que isso importa? Porque sabemos que o excesso ou a falta dessas substâncias podem significar o sucesso, ou fracasso, do crescimento das plantas. E, consequentemente, de todo o plantio. Sabendo disso, também vale a pena reconhecer os pontos positivos dessa tecnologia:

  • Recursos: Aplicar fertilizantes aumenta a disponibilidade de nutrientes no solo;
  • Toxidez: Aplicar insumos demais causa a solidez do solo;
  • Processo: A dosagem automatizada é mais precisa, rápida e dinâmica;
  • Produtividade: A lavoura tem nutrientes suficientes e se desenvolve.

Ou seja, a conta é muito simples. As bombas dosadoras são benéficas desde a aplicação ideal dos químicos no solo até a garantia de um melhor nível produtivo.

Leia também: Como aplicar a dosagem automatizada no campo?

O que são os sistemas de dosagem automatizada?

Um processo de dosagem objetiva o uso de fórmulas de fluidos ou a purificação deles. No entanto, fazer essa ação manual tem sido um trabalho oneroso. Por isso, os sistemas de dosagem automatizada ganharam espaço nas plantações do campo.

Os equipamentos que formam esse sistema possuem controladores lógicos programáveis (CLPs), capazes de enviar sinais por sensores. Ou seja, possuem valores pré-determinados para realizar o monitoramento e o controle automático da dosagem.

Atualmente, existem dois métodos de vazão que permitem essa função:

  • Usando a vazão atual como sinal de instrumentos para ajustar a dosagem; ou
  • Por meio de um sinal elétrico gerado pelos medidores de vazão do controlador.

A partir de um dos métodos, vem a próxima fase para entender o funcionamento dos sistemas que dosam líquidos de forma automatizada: os parâmetros. Nesse caso, também existe uma metodologia para esses equipamentos:

  • Primeiro, mede parâmetros coletados no processo (densidade, pH e outros),
  • Depois, analisa os dados e, por fim,
  • Compara as leituras e os controles pré-programados para tomar decisões.

Portanto, é importante que os operadores informem o quanto e o que será usado nesse tipo de dosagem. As tecnologias da Exatta, por exemplo, contam com softwares que podem ser ajustados de forma simples e eficiente.

O que fazem os sistemas de dosagem automatizada?

Em qualquer indústria, os sistemas de dosagem automatizada são formados por equipamentos. Eles visam a manipulação de insumos e matérias-primas para as produções. Dessa forma, a vantagem é que torna o processo mais eficiente.

Por exemplo, no controle de líquidos na produção de químicos para produção de bebidas, sais minerais, aditivos e alimentos. Na agricultura, para dosar água, medicamentos ou fertilizantes.

O importante é entender que existe uma grande variação de processos e grandezas, por isso não existe um projeto único. Ainda assim, há elementos em comuns, como as válvulas e as bombas.

  • Bombas dosadoras: são os impulsionadores de fluidos;
  • Instrumentos: são os medidores de vazão e pressão;
  • Válvulas proporcionais: são os controladores dos fluidos.

Essa é a explicação para cada um dos elementos que compõem os sistemas de dosagem automatizada. O que ajuda a entender que as bombas dosadoras da Exatta foram projetadas para realizar a dosagem exata dos fluidos.

As bombas automatizadas recebem um sinal do instrumento. Ele é multiplicado ou dividido para garantir a proporcionalidade da vazão. A bomba atinge a vazão correta e se mantém precisa. Se precisar de ajuste, ele é automático, alterando o set-point da bomba.

As vantagens dos sistemas de dosagem automatizada

A principal vantagem da dosagem automatizada é a eficiência! Sem dúvidas, a agricultura que busca esse tipo de tecnologia vai ao encontro de um processo operacional que se torna muito mais eficiente. 

Ou seja, mais assertivo e com melhor custo-benefício. E dá para entender isso a partir de alguns fatores-chave:

  • Menos uso de insumos e químicos;
  • Redução de custos;
  • Atividade mais personalizada (velocidade, ajustes, etc);
  • Maior precisão no monitoramento e controle;
  • Menor falha na operação; e
  • Menos risco de acidente de trabalho (veja no próximo tópico).

Tudo isso se relaciona com o conceito da indústria 4.0. Isto é, a digitalização dos negócios, o que também acontece no campo. Ou seja, agora é possível gerenciar etapas, processos, máquinas e equipamentos de forma muito mais completa.

Engana-se quem pensa que esse tipo de investimento está acessível apenas para grandes fazendas ou marcas. Ao contrário, o uso de bombas dosadoras é cada vez mais comum e popular em granjas, aviários, criadouros, frigoríficos e em todas as atividades do agronegócio.

Inclusive, na agricultura! E o motivo você já sabe. As bombas dosadoras podem tratar a água, adicionar medicamentos ou fertilizantes/produtos na irrigação. Além de auxiliarem na automação desses processos.

Sistemas de dosagem automatizada na prevenção de acidentes

Na prática, esses sistemas apresentam outra vantagem para os produtores do agronegócio: prevenção de riscos e falhas. Assim, além do ganho de produtividade, são instrumentos interessantes na redução de acidentes de trabalho.

Conforme um artigo publicado na Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, as atividades econômicas do agronegócio com maior número de acidentes de trabalho são: fabricação de carnes (16,9%) e agricultura (12,3%).

Atualmente, a Norma Regulamentadora 31 é a que garante as boas condições de trabalho rural. Ela traz medidas de segurança adequadas para preservar a saúde dos trabalhadores rurais. 

Vale a pena investir nos sistemas de dosagem automatizada?

O fato é que todas as indústrias podem colher os benefícios desse tipo de investimento. No entanto, a agricultura é uma das que mais têm visto as vantagens no dia a dia da produção. Os sistemas de dosagem automatizada revolucionaram a forma de conduzir essa atividade no campo.

Uma pesquisa de graduação publicada na UNE (Universidade de Brasília) falou do problema da falta de aceitação da tecnologia. “[…] A queda de produção agrícola provoca muito prejuízo, que muitas vezes inviabilizam novos investimentos e o constante crescimento do negócio”.

Se você entendeu que esse tipo de aplicação tecnológica é uma realidade para o campo, o próximo passo é descobrir qual é a melhor bomba dosadora para o seu negócio agrícola. Como os equipamentos EXD Plus e EXD, referências nacionais em dosagens automatizadas. 

Para conhecer mais sobre esses e outros modelos, baixe o nosso catálogo na imagem abaixo. É neste documento que são disponibilizados todos os nossos produtos. Confira!

Conheça o catálogo de bombas dosadoras da Exatta!

A Exatta Bombas é a principal fabricante de bombas dosadoras do país, permitindo a automação nas tarefas em um tratamento de fluidos completo. Também oferece suporte técnico especializado e personalizado para cada negócio.

5/5 - (1 voto)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *