A agricultura inteligente permite uma produção mais efetiva a partir dos recursos tecnológicos. O caminho para isso é: coleta de dados, diagnóstico e tomada de decisão analítica. Assim, o processo gera melhores resultados na lavoura.
Um exemplo da agricultura inteligente é a dosagem automatizada, que permite que fertilizantes sejam aplicados nas lavouras de maneira mais eficiente. O que acontece por meio de um equipamento de dosagem, que podem ser programados considerando volume e tempo.
Para entender mais do conceito de agricultura inteligente e de como aplicar algumas das suas funcionalidades, como a dosagem automatizada de fertilizantes, continue lendo.
O conceito de agricultura inteligente
A definição de agricultura inteligente envolve a criação de um novo sistema agrícola inteligente, porque usa a tecnologia e os dados para aumentar a eficiência produtiva. Além de permitir a redução de custos nas etapas do ciclo.
Todos os setores da economia precisaram se adaptar nos últimos anos, independente dos motivos. O que não foi diferente na agricultura, que sofreu uma grande transformação tecnológica – especialmente nas últimas 5 décadas.
O resultado foi amplo, inclusive, com relação à produtividade agrícola. Com as novas tecnologias, hoje é possível ter um cultivo mais eficiente e que, por consequência, gera mais lucro.
Esse processo de transformação traz consigo a inteligência artificial, o uso do big data e o aumento do poder de conectividade.
Na prática, é possível aumentar os rendimentos reduzindo desperdícios de recursos naturais, como a água. Além de se prevenir da perda de insumos para um cultivo mais satisfatório. Para isso, existem ferramentas como a dosagem automatizada.
Agricultura inteligente é a solução para o campo!
Sabemos que o agronegócio é um dos setores que mais sentem as mudanças climáticas. Com o excesso de calor, seca, racionamento da água e/ou inundações, a produtividade do solo é prejudicada, acarretando prejuízos no sistema de plantio.
Inclusive, há pesquisas e avaliações de especialistas que comprovam tal fato. Por exemplo, para a equipe do Mais Soja, o aumento da temperatura é a maior preocupação dos produtores de soja na atualidade.
Então, como atender essa demanda demográfica enquanto se tem problemas com o clima? A agricultura inteligente é a solução.
A partir do próximo tópico, entenda um pouco mais como funciona a agricultura inteligente, que tem auxiliado os produtores a vencer desafios.
Como acontece a agricultura inteligente?
Para cada área do agronegócio há uma combinação de ferramentas, dispositivos e tecnologias focadas em resultados. Mas, há elementos comuns, que geralmente fazem parte desse pacote de instrumentos da agricultura inteligente.
Aliás, estudos preveem que fazendas conectadas terão mais de 4,1 milhões de pontos de dados por dia até 2050, conforme o Estudio Bim.
Softwares de ERP
Os sistemas ERP (planejamento de recursos empresariais) fazem parte do campo e auxiliam na integração e processamento dos dados. Assim, permitem armazenar e analisar grandes volumes de informações, gerando insights para a tomada de decisão mais analítica.
Dispositivos IoT
Só que para ter esses dados gerados é preciso contar com dispositivos. É aí que entra o IoT (internet das coisas). A partir dessas tecnologias é possível rastrear e gerenciar processos e etapas produtivas, como a condição de solo, a temperatura, as contaminações e outros.
Dispositivos de conectividade
Também existem os dispositivos de conectividade para compartilhar dados do campo. Nesse caso, os melhores exemplos vêm dos aplicativos de smartphone assim como da LoRa (tecnologia de radiofrequência de longo alcance) e Wi-Fi.
O que é a dosagem automatizada?
Após entender o conceito e as ferramentas de aplicações da agricultura inteligente, é hora de trazermos um exemplo real das novas tecnologias no campo: a dosagem automatizada. Apesar de fácil de usar, nem toda lavoura faz o uso dessa tecnologia.
As bombas da Exatta podem ser usadas para o tratamento de água na agricultura e dosagem automatizada de fertilizantes, aplicada na irrigação. Assim, se torna uma ferramenta indispensável para uma produção satisfatória no campo.
Leia também: Os principais tipos de bombas dosadoras
A dosagem automatizada é importante porque o excesso ou a falta dessas substâncias são fatores decisivos durante o plantio e crescimento das plantas.
As vantagens da dosagem automatizada no campo
Para entender um pouco mais das vantagens de aplicar esse tipo de ferramenta no agronegócio, considere os seguintes fatores:
Recursos nutritivos
O primeiro benefício é relativo ao aumento dos recursos nutritivos para as lavouras. Ao aplicar fertilizantes, o solo aumenta a disponibilidade de nutrientes e, consequentemente, melhora o desempenho da plantação.
Toxidez do solo
A aplicação excessiva dos insumos pode causar prejuízos – mais do que as próprias vantagens.
Assim, com as bombas dosadoras, é possível evitar a intoxicação do solo e alcançar melhores resultados. Além disso, há um melhor aproveitamento dos insumos quando a quantidade ideal é utilizada.
Processo ágil
A automação agiliza a dosagem e torna a etapa mais dinâmica, com cálculos precisos e sem perda de tempo.
Uma das consequências é tomar decisões mais corretas e inteligentes, garantindo que a lavoura terá uma resposta certeira em caso de necessidade.
Produtividade
Ao acertar a dosagem de água e insumos, há um melhor nível produtivo, porque a lavoura terá a quantidade de nutrientes ideal para o desenvolvimento. O aumento de rendimento por hectare é sempre um ganho associado à produção.
Como aplicar a dosagem automatizada no campo?
A dosagem automatizada faz parte de todo o contexto da agricultura inteligente. Isso porque envolve detalhes que colaboram com o aumento de produtividade e sustentabilidade de um sistema produtivo rural.
Ou seja, a dosagem automatizada tem relação com a qualidade e eficiência.
Mas, como ter uma fazenda inteligente que faz a dosagem automatizada dos sistemas de plantios? A melhor resposta passa pelo uso de equipamentos tecnológicos que geram melhores resultados: as bombas dosadoras.
A bomba dosadora é um equipamento que faz a dosagem de fluidos e insumos de maneira automática. Entre vários modelos, permitem dosar:
- Hipoclorito de sódio;
- Alcalinizantes para correção de pH;
- Água;
- Fertilizantes.
A bomba dosadora funciona com alta precisão, considerando o volume e o tempo, que são fatores previamente definidos. Ou seja, a solução pode ser personalizada para cada fazenda e processo.
O uso do equipamento permite o aumento de eficiência na dosagem, contribui com a consciência ambiental. Além disso, é fácil de usar e possui manutenção simples.
Onde adquirir as bombas dosadoras para agricultura?
A Exatta Bombas tem mais de duas décadas de expertise na fabricação das bombas dosadoras. E está presente em todo o Brasil, com 200 mil equipamentos comercializados.
Para conhecer o portfólio de bombas dosadoras Exatta, inclusive voltados à agricultura inteligente, confira o catálogo.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks