Bomba dosadora: conheça os principais tipos e suas aplicações

jun 29, 2022 | Bomba dosadora, Tratamento de água | 0 Comentários

Toda bomba dosadora é um equipamento essencial em variados processos onde há a necessidade de controle  da dosagem de elementos químicos na água. 

Por oferecer essa função, a bomba dosadora é utilizada em sistemas de tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais onde há a necessidade da dosagem correta na injeção de produtos químicos. 

Mas, para atender às muitas funcionalidades, há bombas dosadoras com características específicas, exigindo do empresário um conhecimento mais detalhado sobre as necessidades e a bomba que melhor irá atendê-las. Conheça as funções principais de uma bomba dosadora, seus tipos mais comuns e as principais aplicações.

 

Bomba dosadora: transfere, mede e controla fluidos

Toda bomba dosadora é um equipamento projetado para realizar a dosagem exata de fluido dentro de um processo, garantindo alta precisão, ou seja, com volume e tempo previamente definidos.

Assim, a principal função das bombas é dosar determinada quantidade de fluido em um sistema, tais como: tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais, como aqueles destinados à injeção química de alta pressão, e tanques de resfriamento.

Como característica, a bomba dosadora funciona de forma precisa e dinâmica, mas, para que faça o serviço com a máxima eficiência é essencial adquirir o melhor equipamento.

E não há dúvidas, as melhores dosadoras do mercado são de fabricação da Exatta Bombas, como veremos a seguir.

 

Bombas dosadoras Exatta Bombas: Alta tecnologia que atende aos rigorosos padrões de qualidade

Há mais de 20 anos no mercado, a Exatta Bombas atua no desenvolvimento e fabricação das melhores Bombas Dosadoras do mercado. Isso tudo através de soluções de alta tecnologia, que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade.

Conheça abaixo os nossos produtos e veja quais soluções mais se enquadram à sua necessidade:

 

Bomba Dosadora EX

Referência nacional na dosagem de produtos químicos para tratamento de água em poços, piscinas, caldeiras, torres de resfriamento entre outros, a bomba dosadora EX possui dupla escala de potenciômetro e proteção IP 65. Conta também com ampla gama de personalização para garantir a compatibilidade química.

Por ser mais compacta, essa bomba dosadora é muito versátil permitindo a dosagem com o melhor custo benefício. Por isso, ela abrange diversas aplicações, tais como:

  • Poços Artesianos;
  • Bombas Centrífugas; 
  • Ferramentas Hidráulicas /Pneumáticas;
  • Filtros;
  • Saneamento;
  • Produtos Químicos;
  • Torres de Resfriamento; 
  • Frigoríficos/Abatedouros; Caldeiras.

 

Bomba dosadora EXpH-ORP

Essa bomba dosadora trabalha em conjunto com um instrumento que viabiliza a detecção automatizada de pH ou ORP de uma solução. Isso permite fazer a dosagem automática de produto químico para a correção necessária trazendo maior agilidade e precisão para o seu processo. 

Possui ainda um controle proporcional que diminui a velocidade da dosagem à medida que a leitura se aproxima dos parâmetros selecionados pelo usuário.

Por essa característica, esta bomba é adotada para automatizar o controle das estações de tratamento de Água (ETA), Efluentes (ETE) e demais processos químicos. Assim, essa bomba é utilizada para as seguintes aplicações:

  • Tratamento de águas residuais, tratamento de água potável e piscinas;
  • Granjas e abatedouros;
  • Processos de galvanização;
  • Poços Artesianos;
  • Caldeiras e Torres de resfriamento;
  • Saneamento;
  • Produtos Químicos no setor industrial.

 

Bomba dosadora EXD

Referência em automação e sinônimo de custo benefício, o modelo EXD é ideal para aplicações que exigem qualidade e processos automatizados de tratamento. 

Este modelo tem como uma das principais características as dosagens constantes. Possui display digital de fácil regulagem, entrada para sensor de nível que identifica a falta de produto químico no reservatório e aciona assim a saída a relê, a qual pode ser através de uma sirene ou o desligamento de todo o processo industrial, evitando o consumo de água sem tratamento, por exemplo. 

Com este modelo, a sua empresa dará início à automatização do controle das estações de tratamento de Água (ETA), Efluentes (ETE) e processos químicos. Além disso, a versatilidade das bombas ​Série EXD​ abrangem diversas aplicações:

  • Poços Artesianos;
  • Bombas Centrífugas;
  • Ferramentas Hidráulicas /Pneumáticas;
  • Filtros;
  • Saneamento;
  • Produtos Químicos;
  • Torres de Resfriamento;
  • Frigoríficos/Abatedouros;
  • Caldeiras.

 

Bomba dosadora EXD Plus

Por ser digital, a EXD Plus possui grande versatilidade em automação, com total controle de dosagem de precisão. Com entrada 4-20 mA, 0-10V programável, há a possibilidade de essa bomba ser controlada por outros equipamentos.

Este modelo conta com teclado de membrana e display em LCD de fácil navegação que permite gerenciar a atuação do equipamento nos modos manual, analógico, multiplicador e divisor.

Com toda essa capacidade de automação, o modelo EXD Plus apresenta grande versatilidade ao permitir automatizar o controle das estações de tratamento de Água e de Efluentes, além de poder ser utilizada para todos os processos anteriormente apresentados.

A entrada de pulsos do modelo EXD Plus é uma funcionalidade muito utilizada em conjunto com acessório hidrômetro emissor de pulsos, proporcionando uma correção automática do volume de dosagem conforme as variações de vazão do volume de água.

 

Bomba dosadora EXS

As bombas dosadoras EXS são projetadas para realizar a dosagem de produtos de alta viscosidade. Ela foi desenvolvida especialmente para dosar amaciantes de roupas, sabonete líquido e detergentes. 

Essas bombas diferem de qualquer outra no mercado por seu diafragma ser acionado por solenóide, proporcionando alta durabilidade sem manutenção recorrente.

Por ser dedicada para produtos de alta viscosidade, essa bomba dosadora é recomendada para automação em processos para controle de lavanderias, lava-louças e tinturarias.

 

Bomba dosadora EX3

As bombas dosadoras EX3 são motorizadas, desenvolvidas com carcaça em alumínio fundido e um mecanismo de retorno por mola. Por isso, são projetadas para entregar dosagem em altas vazões com uma solução robusta, acessível e eficiente.

Essas bombas são aplicadas nos seguintes processos:

  • Dosagem de produtos químicos;
  • Tratamento de água potável, dosando diversos produtos químicos;
  • Tratamento de águas residuais — domésticas ou industriais, água de alimentação da caldeira, água de refrigeração.

 

Bomba peristáltica EXP

As bombas peristálticas EXP foram desenvolvidas para realizar a dosagem da maioria dos fluidos, inclusive os viscosos, corrosivos e abrasivos.

Com ampla versatilidade, essas bombas são aplicáveis para realizar a dosagem de álcool gel, detergentes, polímeros, corantes, aditivos, fertilizantes, esmaltes, pigmentos, entre muitos outros fluidos utilizados em muitos processos.

Funcionam também como barreiras de desinfecção, com este produto sendo amplamente utilizado para combater e prevenir COVID-19.

 

Por que escolher a Exatta Bombas?

Com investimentos constantes em pesquisa, desenvolvimento e sustentabilidade, a Exatta Bombas é referência nacional em bombas dosadoras devido à experiência adquirida nestes 20 anos de atuação. Possuímos, em nossa sede própria, equipes de Engenharia, Ferramentaria, Laboratórios e uma Fábrica equipada com os mais variados processos fabris.

Com isso, conseguimos priorizar a verticalização e garantir a máxima qualidade em toda cadeia produtiva. Por fim, contamos com alta tecnologia, responsabilidade, competência e flexibilidade que fazem a Exatta ter o orgulho de dizer que é especialista em dosagem de fluidos em muitas necessidades, sempre com a máxima precisão.

Para saber mais sobre as bombas dosadoras e suas muitas aplicações continue acompanhando o blog da Exatta Bombas.

Solicite seu orcamento Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.