Bomba dosadora para tratamento de água em caldeiras: entenda a importância

abr 20, 2022 | Bomba dosadora, Tratamento de água | 0 Comentários

Uma das operações mais comumente realizadas em diversos setores em uma indústria é a geração de vapor. Normalmente, essa geração ocorre a partir do aquecimento da água realizado dentro de caldeiras. Mas você sabia que o tratamento dessa água é imprescindível e depende de uma boa bomba dosadora?

Promover o tratamento de água em caldeiras é crucial para evitar incrustações e eliminar casos de corrosão. Neste contexto pode-se dizer que a bomba dosadora é indispensável para que esse tratamento seja mais eficiente, seguro e otimizado.

Com base nisso, convidamos você a entender a relevância do tratamento da água para caldeiras, além da importância de uma boa bomba dosadora na realização deste processo.

 

Tratamento de água em caldeiras: por que priorizar?

Em caldeiras, a água é, juntamente com o combustível, o insumo mais importante. Porém, seu uso exige qualidades específicas para que ela seja continuamente utilizada pelo gerador de vapor.

Diante dessa necessidade, o tratamento de água é de fundamental importância, principalmente, para evitar danos e falhas capazes de comprometer a performance térmica e operacional desse tipo de equipamento.

Em caldeiras, o tratamento da água visa:

  • Evitar a formação de incrustações nas superfícies de contato;
  • Evitar a ocorrência de processos corrosivos;
  • Eliminar a elevação das ocorrências de arraste de origem química.

Mas, promover o tratamento de água a ser utilizada em caldeiras não significa torná-la potável. Para uso em caldeiras, o tratamento visa exatamente o contrário, ou seja, promover a retirada de elementos nocivos à conservação dos equipamentos operacionais, e não a potabilidade.

Para isso, o uso de uma boa bomba dosadora adquire fundamental relevância, como veremos a seguir.

 

Benefícios de uma bomba dosadora no tratamento de água em caldeiras

De forma geral, cabe às bombas realizar o transporte, movimento e aumento de pressão de diferentes fluidos em muitos processos, sempre com a finalidade de levá-los de um local “A” para um local “B”.

No caso da bomba dosadora a função é exatamente a mesma.

A bomba dosadora tem a responsabilidade de medir, transferir e controlar o nível de determinado fluido a ser dosado. Assim, nos mais diferentes processos, sua finalidade é a de realizar o controle e adição de produtos líquidos sob pressão, sempre em quantidades muito mais precisas.

Já no caso do tratamento da água a ser utilizada em caldeiras, a bomba dosadora é usada para dosar a quantidade exata de produto químico, sempre conforme a necessidade de volume de água e o uso da caldeira.

Para promover um tratamento de água mais eficaz, a bomba dosadora é regulada mediante análise físico-química, prévia da água utilizada nas caldeiras.

Assim, através destas análises físico-químicas, a empresa terá um indicador para decidir a quantidade de produto a ser inserida com a água do equipamento.

 

Tipos de dosagem de produtos químicos adicionados à água da caldeira

Para auxiliar no tratamento de água em caldeiras existem três diferentes tipos de dosagem que podem ser adotados, assim apresentadas:

– Batelada: Neste tipo, o produto químico é adicionado de uma vez para promover o tratamento. Por essa razão, essa dosagem necessita de um tanque de equalização para que o produto químico possa ser misturado corretamente;

– Intermitente: Aqui também há o uso de um tanque de equalização. Mas o grande diferencial é que a dosagem pode ser realizada apenas quando necessário;

– Contínua: como o próprio nome já diz, a dosagem de produtos químicos é realizada sem interrupção e aos poucos.

É importante ressaltar também, que cada dosagem é realizada de acordo com a necessidade do equipamento e tipo de tratamento desejado.

Exatamente por isso, é necessário reforçar a importância do uso de uma boa ferramenta, ou seja, uma boa bomba dosadora. Ela auxiliará na correta dosagem dos produtos químicos nas caldeiras, sem que um funcionário da empresa seja obrigado realizar essa atividade.

Neste caso, uma das melhores opções do mercado é a bomba dosadora EXD série digital. Que possibilita a adição de um sensor de nível que faz a dosadora parar quando se acaba o produto químico do reservatório além de acionar um alarme avisando da necessidade de reposição.

Este modelo é referência em automação e sinônimo de excelente custo/benefício, sendo o modelo ideal para aplicações que exigem qualidade e automação no processo de tratamento, como é o caso do tratamento de água de caldeiras.

 

Quer saber mais sobre a Bomba Dosadora EXD série digital? Clique aqui e confira

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

 

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.