Como corrigir a turbidez da água? Veja neste blog!

mar 21, 2024 | Bomba dosadora, Cloro, Dosador de cloro, Poço artesiano | 0 Comentários

O questionamento sobre como corrigir a turbidez da água faz muito sentido na hora de torná-la potável. Isto é, apropriada para o consumo. O que significa seguir parâmetros de avaliação e receber o devido tratamento em diversos segmentos e indústrias.

O nível de turbidez da água é um dos principais indicadores da qualidade da água, conforme estabelecido na Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde. Esse é um documento que cita as normas relacionadas às ações e os serviços de saúde destinados à população brasileira.

Dessa forma, conhecer o conceito de turbidez e entender sobre o tratamento da água é fundamental para garantir a potabilidade desse líquido vital. É isso que faremos no decorrer deste conteúdo, por isso, continue lendo com atenção.

O que é a turbidez da água

Partindo de uma visão mais técnica, a turbidez representa um parâmetro físico. Ela indica a existência de materiais em suspensão e/ou substâncias coloidais (substâncias formadas por compostos dispersantes e dispersos em tamanhos nanométricos) na água.

A partir desses elementos sólidos, acontece a difração da passagem de luz. Ou seja, a capacidade  das ondas desviarem ou contornarem obstáculos durante a sua propagação. E se você achou a explicação confusa, podemos defini-la também de outra forma:

>> Turbidez é a medição da resistência da água à passagem de luz.

O conceito de turbidez da água, citado acima, é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Portanto, temos uma medida do espalhamento de luz produzida por partículas, onde quanto maior é a presença de partículas, maior a turbidez.

Vale saber que a turbidez da água não é o mesmo que a cor da água.

  • As causas da coloração acontecem pelas substâncias dissolvidas e
  • As causas da turbidez são provocadas por partículas em suspensão.

Aliás, sobre as causas da turbidez da água, leia o tópico a seguir para saber mais.

As causas da turbidez da água

A turbidez da água pode acontecer de origem diversas. Primeiro, essas partículas podem ser inorgânicas (silte, argila, areia e metais precipitados). Assim como orgânicas (material orgânico em decomposição, algas, bactérias, protozoários, entre outros).

Importante ressaltar também que o fenômeno se dá em:

  • Águas superficiais: decorrente da erosão do solo ou de períodos chuvosos, o qual provoca o carreamento de sedimentos para os cursos d’água, aumentando sua turvação; e
  • Águas subterrâneas: costuma ser menor, mas, pode vir a se elevar devido à presença de metais precipitados, fontes de contaminação (óleos e esgotamento sanitário) ou bactérias.

As medidas de turbidez da água

Medidas de turbidez da água

A medida da turbidez pode ser obtida por meio de aparelhos conhecidos como o turbidímetro ou nefelômetro. Lembrando que há outros, só que esses representam as principais tecnologias usadas na atualidade. 

Dessa forma, eles realizam a comparação do espalhamento de um feixe de luz ao atravessar determinada amostra com o espalhamento obtido com o mesmo feixe. Ambos devem estar em iguais condições ao atravessar uma suspensão padronizada

Nesta comparação vemos que quanto maior o espalhamento, maior a turbidez. Os resultados são expressos em Unidades Nefelométricas de Turbidez (NTU). 

Curiosidade: os primeiros estudos relacionados a esse assunto são de 1900. Whipple e Jackson criaram padrões em ppm de Sílica. A amostragem, que acontecia em tubos, resultava em unidades de UTJ (Unidade de Turbidez de Jackson).

Voltando ao presente, vamos falar da medida máxima de turbidez da água, considerando o processo da potabilização. Conforme a Sabesp, já mencionada anteriormente, “o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída à comunidade é de 5,0 NTU”.

Além disso, análises laboratoriais da água também determinam o índice de turbidez. Elas mapeiam o tamanho das partículas e suas características, origens e granulometria. Assim, auxiliam bastante no tratamento específico para tratar a turbidez.

É importante ressaltar que quando falamos sobre o consumo de água potável, envolvemos diversos setores nesse contexto. Ou seja, todos que aproveitam os recursos hídricos, como agricultura, indústrias e abastecimento urbano.

Veja como corrigir a turbidez da água

Até aqui vimos uma parte mais teórica da explicação. Agora, chegou a hora de falarmos sobre como corrigir a turbidez da água. Inclusive, essa ocorrência afeta as percepções e os comportamentos dos consumidores, relacionando-a com cor, sabor e odor.

Por isso, é fundamental atribuir alto nível de importância ao tratamento desse líquido. Neste procedimento, são adotadas técnicas de remoção de partículas em suspensão e coloidais. Elas incluem várias etapas em um mesmo processo, como já explicamos em outro texto:

  1. Captação,
  2. Adução,
  3. Coagulação,
  4. Floculação,
  5. Decantação,
  6. Filtragem,
  7. Desinfecção e
  8. Reservação.

O objetivo é garantir eficácia na clarificação e desinfecção da água. De modo que seja fornecida aos consumidores isentas de bactérias e vírus. Nas etapas finais, recomenda-se o uso das bombas dosadoras, que adicionam cloro e controlam o pH do líquido.

Esses equipamentos aplicam quantidades ideais de químicos que removem os microrganismos e impedem a ação dos agentes que causam doenças nas pessoas. Sendo assim, tornam-se imprescindíveis para um tratamento completo de potabilização da água.

O uso das bombas dosadoras no tratamento da água

Para qualquer um dos segmentos interessados, assim como para áreas rurais e remotas que precisam da potabilização, o uso das bombas dosadoras se faz necessário para corrigir a turbidez e tratar a água.

Um dos melhores exemplos do mercado é a EX3, que tem a função de liberar as dosagens em grandes quantidades e na medida exata de químicos como o cloro. Assim, considerando necessidade e eficiência, tornam a operação mais precisa e mais ágil.

Ou seja, é uma solução robusta e acessível, que faz parte do catálogo da Exatta Bombas. Clique na imagem abaixo para conferir todos os nossos produtos e fazer um orçamento online.

Clique e fale com um especialista da Exatta Bombas!

Como corrigir a turbidez da água e muito mais

Você sabe como corrigir a turbidez da água, mas pode ser que queira aprender mais sobre esse assunto. Considere que há várias leis que regulamentam o cenário, orientando sobre o tratamento de água e efluentes no nosso país. Algumas delas são:

Além disso, convidamos você para acompanhar o nosso blog. Disponibilizamos materiais interessantes sobre as técnicas de tratamento de água e efluentes, entre outros temas.

5/5 - (1 vote)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *