Saiba como tratar a turbidez da água

set 27, 2022 | Bomba dosadora, Cloro, Dosador de cloro, Poço artesiano | 0 Comentários

Para que a água seja adequada para consumo, alguns parâmetros de avaliação precisam ser considerados e receber o devido tratamento para garantir sua potabilidade. E, dentre estes parâmetros, tratar a turbidez da água é uma necessidade.

No Brasil, a turbidez da água é um dos parâmetros que indicam o padrão de potabilidade estabelecido na Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde. Essa portaria consolidou as normas sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

Dessa forma, saiba porque tratar a turbidez da água é uma das necessidades mais importantes para garantir a potabilidade da água.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é a turbidez da água?

Antes de saber quais são as estratégias para tratar a turbidez da água, é imprescindível entender o que é e suas causas principais.

Dentro de uma visão mais técnica, a turbidez representa um parâmetro físico que indica a existência de materiais em suspensão e/ou coloidais na água, mensurando a difração da passagem de luz devido à presença destes sólidos. 

Dessa forma, a turbidez é, portanto, a medida do espalhamento de luz produzida por essas partículas, onde quanto maior é a presença de partículas, maior será a turbidez.

De origem diversas, essas partículas podem ser inorgânicas (como silte, argila, areia e metais precipitados) e/ou orgânicas (material orgânico em decomposição, algas, bactérias, protozoários, entre outros).

Importante ressaltar também que a turbidez da água se dá em águas superficiais e águas subterrâneas. 

Em águas superficiais, a turbidez é decorrente da erosão do solo ou de períodos chuvosos, o qual provoca o carreamento de sedimentos para os cursos d’água, aumentando sua turvação. 

Em águas subterrâneas a turbidez costuma ser menor, entretanto, pode vir a se elevar devido à presença de metais precipitados, fontes de contaminação (óleos, esgotamento sanitário) ou bactérias.

 

Turbidímetro ou análise laboratorial: As medidas de turbidez da água

A medida da turbidez pode ser obtida por meio de aparelhos conhecidos como o turbidímetro ou nefelômetro. 

Estes aparelhos realizam a comparação do espalhamento de um feixe de luz ao atravessar determinada amostra com o espalhamento obtido com o mesmo feixe e em iguais condições ao atravessar uma suspensão padronizada, sendo expresso em Unidades Nefelométricas de Turbidez (NTU – Nephelometric Turbidity Unity). 

Nesta comparação vemos que quanto maior o espalhamento, maior será a turbidez.

Além disso, análises laboratoriais da água também determinam o índice de turbidez. Essas análises conseguem mapear o tamanho das partículas e suas características, origens e granulometria. 

Essa análise laboratorial específica auxilia bastante no tratamento específico para tratar a turbidez.

Como tratar a turbidez da água?

A turbidez é uma ocorrência que afeta as percepções e os comportamentos dos consumidores quanto ao consumo de água, como cor, sabor e odor. 

Exatamente por isso, é fundamental atribuir maior importância ao tratamento adequado da água para reduzir sua turbidez. Neste procedimento, são adotadas técnicas de remoção de partículas em suspensão e coloidais. 

Essas técnicas de tratamento incluem processos como coagulação e floculação, seguidos de decantação. Além de filtração, desinfecção e fluoretação, que garantem a eficácia na clarificação e desinfecção da água.

Dentre essas técnicas, a filtração é a forma mais comum, tradicional e eficiente de tratar a turbidez da água. Nela, são adotados leitos granulares, como: zeólitas, areias, carvão antracito e quartzo.

Além disso, há modernos sistemas de tratamento de água que podem ser adotados para diminuir os níveis de turbidez, que são: Filtros de Mídia e os Sistemas de Ultrafiltração. 

Esses sistemas são responsáveis por filtrar partículas suspensas da água e que contribuem para elevar o grau de turbidez. 

Para diferenciar estes sistemas de tratamento, basta fazer uma analogia com uma peneira. Sistemas de Filtragem de Mídia filtram os sólidos suspensos da água. Enquanto os Sistemas de Ultrafiltração peneiram os sólidos suspensos; e adicionalmente, filtram algumas bactérias e vírus também.

Dessa forma, antes de definir a melhor técnica para tratar a turbidez é fundamental saber qual é o tipo de partícula que está conferindo este problema à água e somente depois proceder com as estratégias de tratamento mais adequadas.

 

Continue acompanhando o blog da Exatta e entenda muito mais sobre as técnicas de tratamento de água e efluentes.

Orcamento

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.