Como sua indústria lida com suas águas industriais? Assim que são utilizadas pela indústria, essas águas devem passar por um tratamento adequado e correção de pH, permitindo sua recuperação.
Os diferentes segmentos industriais utilizam a água em uma vasta gama de processos, desde a fabricação de produtos até a limpeza de máquinas e dependências.
Por isso, investir no tratamento de águas industriais garante uma série de vantagens financeiras e ambientais, como a diminuição de desperdícios, redução do consumo de águas e diminuição do impacto da ação industrial no meio ambiente.
Para esse tratamento, a correção de pH é uma medida imprescindível, permitindo que este efluente industrial seja lançado ao ambiente sem maiores problemas.
Tratamento de águas industriais: entenda a importância
No ambiente industrial, a água é um insumo extremamente importante, com o setor consumindo cerca de 10% da água captada no Brasil.
Essa importância faz sentido porque muitos dos processos industriais dependem da água, tanto para auxiliar na produção direta de produtos e alimentos quanto para lavar e conservar maquinários.
Mas, após utilizada, essa água precisa passar por uma série de procedimentos físicos e químicos em que são aplicados para que as águas industriais fiquem em condições adequadas para posteriores usos.
Assim, o tratamento de águas industriais promove uma série de benefícios, principalmente baseados na recuperação da qualidade, reaproveitamento em outros usos e até mesmo economia.
Também é importante ressaltar que a água passa por muitos processos até ser considerada tratada, tendo na correção do pH o mais importante deles, como veremos a seguir.
Correção do pH: um dos processos do tratamento de águas industriais
Em uma água de qualidade, as análises visual e olfativa são essenciais. Ela deve ser límpida, translúcida e sem qualquer cheiro, no entanto, outros aspectos são ainda mais importantes, caso do pH, que é o indicativo de acidez da solução aquosa.
Por meio do pH é possível identificar o tipo da água (mais leve ou mais pesada por conta da quantidade de minerais) e o lugar de onde este recurso é decorrente, como águas de superfície de lagoas, rios, ribeirões e até águas industriais.
Assim, há uma série de fatores que podem influenciar no pH da água, como a composição do solo e os químicos liberados por processos industriais.
Dessa forma, quando há uma análise correta é possível verificar os componentes presentes na água, assim como qual é a correção do pH necessária para melhorar sua qualidade.
Por meio dessa análise é possível promover a correção do pH através da identificação do tipo de coagulante a ser usado no tratamento deste efluente industrial, para não dosar mais do que o necessário.
Sendo assim, a etapa de correção de pH é uma das mais importantes dentro do tratamento das águas industriais.
Como corrigir o pH de águas industriais?
A correção de pH no tratamento de água é feita por meio da adição de diferentes substâncias, cujo uso será variável conforme as análises realizadas previamente.
Assim, se o resultado da análise da água indicar que a água está ácida, ou seja, abaixo de 7, haverá a necessidade de utilizar um elevador de pH, como, por exemplo, o carbonato de sódio.
Já se a análise indicar índices acima de 7,6, haverá a necessidade de uso de um redutor de pH para correção, como o ácido muriático.
Mas, para que o tratamento das águas industriais seja mais efetivo, a correção do pH pode ser realizada com o apoio de um equipamento conhecido como bomba dosadora.
Este tipo de bomba é instalada nas linhas de produção das estações de tratamento com a função de realizar a dosagem do produto químico demandado com uma eficiência muito maior. Ao utilizar este tipo de equipamento, há um contínuo monitoramento do pH.
Para isso, a bomba dosadora trabalha em conjunto com um sensor de pH capaz de identificar as variações nas análises de pH, corrigindo este fator por meio da dosagem automática de precisão.
Assim, se você pretende corrigir o pH da água da sua indústria com maior eficiência, recomendamos que você utilize as bombas da Exatta Bombas, consideradas as melhores do mercado.
Essas bombas são muito seguras e eficientes. Também são muito resistentes e possuem longa vida útil, gerando maior economia na correção do pH de suas águas industriais.
Baixe nosso catálogo de bombas dosadoras e veja quais modelos mais se enquadram às suas necessidades.
0 comentários