Veja como funciona o dosador de cloro para poços artesianos

set 24, 2021 | Tratamento de água | 0 Comentários

Ter poços artesianos na chácara e sítio dentro do próprio terreno e poder aproveitar a água de um lençol freático pode representar uma solução incrível. Mas você sabia que, para maior qualidade da água, dispor de um dosador de cloro para seu poço artesiano passa a ser uma necessidade para você?

Essa necessidade é recorrente porque infelizmente a água provinda dos poços artesianos quase sempre são impróprias para consumo, exigindo um processo de tratamento, tendo na adição de cloro para desinfecção a melhor opção.

Assim, para maior eficiência na operação de cloração em poços artesianos, o uso de um dosador de cloro é necessário. Mas você sabe qual a função dele e como ele funciona? Acompanhe nosso conteúdo de hoje, vamos ajudá-lo!

 

Água de poços artesianos: Sua qualidade é muito variável

Em poços artesianos, a qualidade das águas costuma ser muito variável, uma vez que as águas subterrâneas que abastecem nossos poços tendem a se deslocar por um longo caminho através de diferentes solos e rochas, captando diversos compostos (tais como magnésio, cálcio e cloreto, fluoreto, nitrato e ferro).

Dessa forma, para que a água de poços artesianos seja utilizada para consumo humano com segurança há a necessidade de tratá-la para que atenda os parâmetros exigidos pela PRC Nº 5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX e Resolução SS 65. 

Para atender a exigência de tais parâmetros há a necessidade de realização periódica de análises de água. Elas vão verificar a presença tanto de células bacterianas potencialmente patogênicas (como a Escherichia coli), quanto a presença de compostos químicos nocivos à saúde.

Esse fator é fundamental, pois é bastante importante respeitar o diagnóstico encontrado na análise, sendo esse o ponto inicial para a tomada de ações corretivas, como é o caso da adição de cloro, que depende também do uso de um bom dosador de cloro.

 

Por que ter um dosador de cloro em seu poço artesiano?

Em poços artesianos, o dosador de cloro representa um dos equipamentos mais importantes para melhorar a qualidade da água do poço artesiano. 

Porém, pelas características da água do poço artesiano, a dosagem de cloro precisa ser constante. 

A solução neste sentido é investir em um dosador de cloro automático. Este equipamento realiza a dosagem do cloro na água do poço de forma automatizada, ou seja, não há a necessidade de você realizar ajustes manuais na dosagem.

Com este dosador, haverá maior precisão e confiabilidade no tratamento da água do poço artesiano, já que esse item libera de forma automática, dosagens periódicas do cloro na água, sem falta ou excesso. 

Com isso, você terá maior tranquilidade ao consumir a água do poço artesiano, com ela sendo devidamente tratada e própria para o consumo.

 

Funcionamento do dosador de cloro automático em poços artesianos

Como vimos, a solução mais viável para tratar a água, é a instalação de um dosador de cloro para poço artesiano. Este sistema automático dissolve cloro em partículas na água que passa em seu interior, fazendo com que a sujeira sólida, bactérias e os metais sejam removidos. 

Cabe ao equipamento fazer a filtragem através da regulagem ideal de acordo com a vazão do poço. Assim, com o equipamento já em pleno funcionamento, é possível fazer uma análise da Potabilidade da Água, que irá afirmar se está realmente própria para consumo humano.

Com um equipamento dosador de cloro, tenha total tranquilidade ao consumir a água do poço artesiano, já que ele estará devidamente tratado. Torne a água potável com a segurança da exatidão das bombas Exatta.

Para conhecer os dosadores de cloro da Exatta Bombas, conheça nosso portfólio de produtos.

 

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.