Estação de tratamento de esgoto: Quais etapas são necessárias?

set 10, 2021 | Tratamento de água | 0 Comentários

O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico extremamente importante na garantia da qualidade de vida da população. Para realizar esse processo, toda Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) representa uma unidade operacional do sistema de saneamento, responsável por receber o esgoto, tratando-o e devolvendo o efluente devidamente tratado a corpos d`água.

Esse processo ajuda a reduzir os eventuais impactos ambientais causados sem o devido tratamento, garantindo que a água retorne para a natureza despoluída, prevenindo doenças e promovendo a saúde e a melhora da qualidade de vida.

Veja neste conteúdo quais são as etapas mais recorrentes e realizadas por uma estação de tratamento de esgoto e como cada uma delas ajuda a garantir que a água retorne para a natureza sem problemas.

 

Etapas relacionadas à uma estação de tratamento de esgoto

Nas cidades, o tratamento de esgoto faz parte dos serviços de saneamento básico, compostos pelo tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.

A finalidade do tratamento do esgoto é promover a diminuição da carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente.

Dessa forma, assim que chegam na estação de tratamento de esgoto, os efluentes, sejam eles domésticos, comerciais e industriais, passam por diversos processos que reduzem a alta concentração de compostos orgânicos e outros nutrientes/elementos que os tornam prejudiciais ao meio ambiente.

A seguir, são apresentadas brevemente as principais etapas do processo de tratamento de esgoto.

 

Gradeamento

A água residual que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. Dessa forma, a etapa inicial do procedimento que ocorre na estação de tratamento de esgoto é a retenção de materiais mais grosseiros – caso do lixo – em um filtro formado por grades. 

Essa primeira filtragem ajuda a deixar o líquido livre dos resíduos sólidos que foram descartados incorretamente na rede de esgoto.

 

Desarenação (caixas de areia)

Após a retirada do material mais grosseiro, o esgoto segue para a caixa de areia. Nela é realizada a remoção de todos os detritos sólidos presentes no esgoto e que possam ter escapado ao processo anterior, mediante sedimentação. 

Neste processo, a areia, os pedriscos, os cascalhos e outros elementos vão para o fundo do tanque. Já o líquido que permanece na superfície é encaminhado para a próxima etapa.

 

Tratamento biológico

Sem a presença de sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico no tanque de aeração. 

No tanque, o esgoto é exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no efluente. 

Este é o caso do rotífero que é um micrometazoário que se alimenta de bactérias e partículas minúsculas de sólidos, e também do tardígrado, considerado o animal mais resistente do mundo, cuja presença ajuda a sinalizar a qualidade da limpeza realizada no esgoto.

 

Decantação

Depois do tratamento biológico, o líquido é submetido a um processo conhecido como decantação. Nela, o lodo formado vai para o fundo do tanque, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas. Essa matéria acaba se tornando um subproduto do chamado biossólido, usado na agricultura, por ser rico em matéria orgânica e nutrientes.

 

Descarte

O lodo produzido no processo é desidratado e levado para um aterro sanitário especializado para receber esse produto de descarte. Já o esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido para o meio ambiente. 

Há ainda alguns casos em que os efluentes podem passar por tratamentos avançados específicos e serem transformados em água de reuso, uma solução sustentável que contribui para a preservação da água potável do planeta.

Como podemos ver, o tratamento nas ETEs pode ser bastante longo e complexo, mas graças a este processo, o efluente fica livre de contaminantes, reduzindo riscos ao meio ambiente e às pessoas, podendo ser devolvido à natureza em segurança.

Quer saber mais? Confira dicas para escolher os produtos corretos para tratamento e desinfecção de água.

 

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.