Entenda como funcionam e conheça os benefícios das bombas dosadoras

nov 25, 2020 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Bombas, de maneira geral, são equipamentos que têm por finalidade transferir, medir e controlar fluidos, permitindo que estes sejam dosados, levando-os de um ponto a outro com maior facilidade. Mas você sabia que existem equipamentos conhecidos como bombas dosadoras?

O funcionamento delas é bem semelhante a de outras bombas, entretanto são projetadas para bombear uma quantidade definida de fluido, permitindo que essa operação seja realizada com altíssima precisão.

Dessa forma, nas aplicações que envolvem precisão, as bombas dosadoras são indispensáveis. Para saber como elas funcionam, confira nosso texto.

 

O que são bombas dosadoras?

Como já falamos anteriormente, as bombas dosadoras são equipamentos projetados para permitir uma dosagem exata de fluido, possibilitando alta precisão no processo, com volume e tempo definidos.

A principal função deste equipamento é dosar determinada quantidade de fluido em sistemas com características em comuns, tais como: tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais, como aqueles destinados à injeção química de alta pressão, e tanques de resfriamento.

A modo de curiosidade vale citar que existem aplicações de Bombas Dosadoras, inclusive em Plataformas OffShore e até em Instalações Nucleares.

Este é um equipamento extremamente preciso, tendo a capacidade de dosar até 0,05% de alguns fluidos em suas aplicações.

 

Principais funções e benefícios das bombas dosadoras

Quando adotada, a bomba dosadora torna a operação mais precisa e dinâmica, fatos que facilitam a produtividade do usuário que faz uso deste produto.

Vale citar que a aplicação da dosagem ideal, na maioria dos sistemas, é extremamente importante para o funcionamento do mesmo. E para isso, bombas dosadoras completam o fluxo sistêmico, aumentando a eficiência.

Quanto aos benefícios do equipamento, a automação é o maior deles. Bombas dosadoras possuem controle de vazão ideal para processos de água ou efluentes, por isso é muito utilizada em áreas químicas, petroquímicas, beneficiamento, usinas de álcool, farmacêutica e alimentícia.

Além disso, em razão do crescimento da conscientização ambiental, a bomba dosadora se destaca pela maior oferta de economia e racionamento.

Outro ponto positivo quanto à utilização do equipamento está relacionado à manutenção e revisão, que são mais baratas, já que consistem basicamente na limpeza do filtro, válvulas de retenção e injeção. Além disso, bombas dosadoras podem ter um tempo de duração e vida útil mais longas.

E por último, mas não menos importante, é a facilidade de usar e operar o equipamento com grande flexibilidade, permitindo que ele opere em diversos processos, fazendo da bomba dosadora a melhor opção em vários casos.

 

Como instalar uma bomba dosadora sem erros?

É importante saber exatamente como instalar uma bomba dosadora. Veja algumas dicas:

Primeiramente, é preciso verificar se o local em que a bomba será instalada é um ambiente seco e distante de fontes de calor, onde a temperatura ambiente não exceda os 40°C.

Também é importante, na hora de realizar a instalação elétrica da bomba, seguir as normas vigentes, sempre respeitando os valores indicados no selo de identificação da bomba.

Na hora de fixá-la, é importante que você certifique-se para não ultrapassar os 45° da vertical. Ela deve ser fixada na parede ou em qualquer outro suporte, sendo que a altura ideal é de até 1,5 metros do reservatório do produto a ser dosado.

Ao conectar as mangueiras, veja se as mesmas estão firmes e sem curvas, evitando o risco de rompimento. Vale lembrar que o produto a ser dosado deve estar sempre no estado líquido.

É válido lembrar que o reservatório de produto químico deve estar abaixo da dosadora e o ponto de injeção acima, para evitar uma dosagem por gravidade com o chamado “efeito sifão”.

No momento da instalação, enquanto ainda há ar no cabeçote, é o momento mais crítico para se realizar a dosagem. A bomba só vai trabalhar corretamente após toda remoção de AR das mangueiras e cabeçote. Para isto utilize a válvula de purga/escorva do cabeçote.

Por fim, é importante escolher bombas dosadoras que sejam fabricadas com o melhor padrão de qualidade construtiva e produzida por empresas que tenham experiência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de dosagem, como é o caso dos produtos oferecidos pela Exatta Bombas.

 

Quer saber mais? Então aproveite e conheça a linha de produtos da Exatta Bombas.

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.