A bomba peristáltica é uma opção confiável, prática e flexível para a transferência, distribuição e dosagem de substâncias. Inclusive, com compatibilidade química para os fluidos com características adversas.
Essa movimentação de fluidos acontece sob uma vazão específica e com muita precisão. O padrão de funcionamento é simples, semelhante ao intestino humano, como veremos adiante.
No decorrer desta leitura, veja para que serve uma bomba peristáltica, as vantagens, os setores industriais que mais fazem uso do equipamento e onde adquirir o produto.
O que é bomba peristáltica?
A bomba peristáltica é um equipamento que transfere e distribui fluidos de um local para outro sob uma determinada vazão.
Uma das principais vantagens está na possibilidade de incluir outras atividades no processo, como a dosagem com a máxima precisão.
Portanto, representa um produto multifuncional, ideal para quem busca eficiência a partir da tecnologia. Além disso, garante mais segurança. Afinal, o fluido não entra em contato com as partes do equipamento ou pessoas, apenas com a superfície interna da mangueira:
- Evitando quaisquer danos no equipamento e
- Impedindo a ocorrência de contaminações.
Por essa característica, difundiu-se o uso deste equipamento em aplicações de laboratório, além de outros setores industriais.
Por exemplo, na indústria alimentícia, podem ser úteis para dosar ingredientes em receitas complexas. O que é feito com muita precisão e eficiência. Na indústria de químicos e medicamentos, são ideais para lidar com fluidos corrosivos ou viscosos.
Portanto, se a ideia é fornecer um fluxo constante e preciso de substâncias viscosas, corrosivas ou abrasivas, a bomba peristáltica é a melhor opção!
Os setores para uso da bomba peristáltica
Além dos laboratórios, hoje a bomba peristáltica é usada em toda indústria. Especialmente, naquelas que lidam com substâncias viscosas, corrosivas ou abrasivas, como:
- Farmacêutica,
- Processamento químico,
- Insumos agrícolas,
- Estações de tratamento de água, etc.
A bomba da Exatta é indicada para realizar a transferência e dosagem de produtos:
- Álcool gel,
- Detergentes,
- Polímeros,
- Corantes,
- Aditivos,
- Fertilizantes,
- Esmaltes,
- Pigmentos, entre outros.
Lembrando que funciona também como barreira de desinfecção. Por isso, é amplamente utilizada no combate e prevenção de doenças, como a COVID-19.
Como funciona a bomba peristáltica
A bomba peristáltica funciona através dos movimentos peristálticos. Isto é semelhante ao que acontece no intestino humano, no deslocamento de alimentos. “Peristaltismo” vem do grego e indica “pressão em torno”, descrevendo o processo dos músculos e das bombas.
No caso do equipamento, podemos entendê-lo a partir de três partes:
- Drive,
- Cabeçote e
- Mangueira.
O projeto é inspirado na “peristalsis” ou, simplesmente, movimentos peristálticos. E é aqui que nasce a analogia com o intestino humano.
No aparelho humano, o movimento peristáltico caracteriza-se pela ação de músculos que fazem com que o alimento ingerido seja deslocado ao longo do tubo digestivo. O que acontece por meio de contrações e relaxamentos que ocorrem de forma consecutiva.
Na bomba peristáltica, a mangueira é posicionada, fixada no cabeçote e pressionada por roletes em volta do rotor que realiza um movimento de forma circular. Os roletes, ao se moverem, pressionam a mangueira, fechando-a.
Portanto, o fechamento completo do mangote, quando comprimido entre o rolete e a pista, dá à bomba sua ação de deslocamento positivo. Isso impede o contrafluxo e elimina a necessidade de válvulas de retenção quando a bomba não está funcionando.
Logo após a passagem do rolete, a mangueira retorna ao diâmetro original, devido à conformação própria do material destinado à fabricação da mangueira.
Resumindo
Veja esse esquema que resume o funcionamento da bomba peristáltica:
- A mangueira é posicionada entre rotor e compartimento do cabeçote;
- Ali, ela fica espremida;
- Os roletes do motor movem-se pela mangueira;
- Esse movimento empurra o fluido;
- Uma porção anterior da mangueira recupera sua forma;
- Assim, ela cria vácuo e puxa a substância;
- Uma espécie de “travesseiro” se forma entre roletes;
- A constância e velocidade dos movimentos podem ser alterados.
Ou seja, como no intestino, é a criação de pressão ao entorno que cria o movimento e leva os fluidos de um lugar a outro, da entrada para a saída. A principal vantagem é manusear vários tipos de líquidos com precisão sem precisar estar em contato com eles.
As vantagens da bomba peristáltica industrial
Com peças que desgastam menos, manutenção rápida (como troca de mangueira, quando necessário), baixo custo, fácil configuração e funcionamento flexível; as bombas peristálticas são excelentes equipamentos para ter na sua indústria.
Veja detalhes das principais vantagens.
Multifuncional
Como vimos na introdução do conteúdo, a bomba peristáltica tem várias funções na indústria. Por exemplo, a transferência, a distribuição e a dosagem de substâncias.
Sendo um dos poucos modelos do mercado que pode lidar com fluidos viscosos, corrosivos e abrasivos; comuns em determinados segmentos.
Baixa manutenção
Ao comprar o equipamento de fabricantes reconhecidos, como a Exatta Bombas, os usuários eliminam variados problemas de manutenção e desgaste excessivo.
Por consequência, além de automatizar a operação, também garantem uma economia de gastos com troca de peças e serviços de reparos.
Excelente custo-benefício
Ao considerar as vantagens, é possível acessar um dos equipamentos com o melhor custo-benefício do mercado. O que faz toda diferença para a indústria.
Isso porque as compras industriais devem ser realizadas com estratégia, de modo a conseguir o melhor desempenho e os melhores resultados dos processos.
Bomba peristáltica é com a Exatta Bombas!
A Exatta Bombas é referência nacional na fabricação de bombas dosadoras, como a bomba peristáltica. A ampla experiência vem de quase 20 anos de atuação no mercado industrial, conforme podemos ver nesse vídeo institucional:
Com relação às bombas peristálticas, a Exatta oferece a série EXP. As mangueiras são fabricadas com materiais específicos e duráveis, de modo a suportar diversas aplicações e substâncias. Por isso, possibilitam a dosagem da grande maioria dos fluidos, inclusive:
- Viscosas,
- Corrosivas e
- Abrasivas.
Para saber mais sobre a linha de bombas peristálticas EXP, faça um orçamento online:
Preciso de uma bomba para envazar esmaltes de unha.
Olá, Carlos! Não trabalhamos com bombas para essa funcionalidade.