A bomba peristáltica é um equipamento que tem como função realizar a transferência de fluidos sob uma vazão específica, seja ela em mL/minuto, litros/hora ou muitas outras unidades de medida.
Este tipo de bomba é desenvolvida para realizar a dosagem da grande maioria dos fluidos, inclusive aqueles com características viscosas, corrosivas e abrasivas.
Interessante citar que a bomba peristáltica tem um padrão de funcionamento simples e se assemelha com o intestino humano, mas sempre com a máxima precisão. Por isso, veja quais são as principais funcionalidades de uma bomba peristáltica e entenda como este equipamento funciona.
O que são bombas peristálticas?
As bombas peristálticas são equipamentos que transferem fluidos de um local para outro sob uma determinada vazão. Consequentemente elas representam uma excelente opção multifuncional e multipropósito, sendo ideal para o usuário final que busca tecnologia avançada, eliminando variados problemas de manutenção e desgaste excessivo.
Uma das principais características da bomba peristáltica é o que o fluido bombeado não entra em contato com nenhuma parte do equipamento. O fluido entra em contato apenas com a superfície interna da mangueira, com isso evita-se qualquer tipo de dano ao fluido, impedindo a ocorrência de contaminações.
Por essa característica, difundiu-se o uso de bomba peristáltica de mangueira em aplicações de laboratório. Também são utilizadas em muitas indústrias, incluindo farmacêutica, processamento químico, indústria de insumos agrícolas e estações de tratamento de água.
As aplicações da bomba peristáltica, além das tarefas gerais de transferência de fluidos, incluem dosagem e distribuição.
Princípio de funcionamento da bomba peristáltica
A bomba peristáltica é um equipamento que tem seu princípio de funcionamento baseado no intestino humano, sendo composto por três partes: drive, cabeça (cabeçote) e mangueira.
O projeto é inspirado na “peristalsis” (movimentos peristálticos), que representa o movimento natural do sistema digestivo, responsável pelo deslocamento do alimento dentro do intestino.
No aparelho digestivo humano, o movimento peristáltico caracteriza-se pela ação de músculos que fazem com que o alimento ingerido seja deslocado ao longo do tubo digestivo, por meio de contrações e relaxamentos que ocorrem de forma consecutiva.
Na bomba peristáltica, a mangueira é posicionada, fixada no cabeçote e pressionada por roletes em volta do rotor que realiza um movimento de forma circular. Os roletes, ao se moverem, pressionam a mangueira, fechando-a.
O fechamento completo do mangote, quando comprimido entre o rolete e a pista, dá à bomba sua ação de deslocamento positivo. Isso impede o contrafluxo e elimina a necessidade de válvulas de retenção quando a bomba não está funcionando.
Logo após a passagem do rolete, a mangueira retorna ao diâmetro original, devido à conformação própria do material destinado à fabricação da mangueira.
Bomba peristáltica EXP: experiência e competência da Exatta Bombas
Com experiência no ramo de tratamento de água desde 2002, a Exatta Bombas é referência nacional na fabricação de bombas dosadoras, principalmente devido à ampla experiência adquirida nestes quase 20 anos de atuação.
No caso das bombas peristálticas, a Exatta oferece uma linha de Bombas Peristálticas da série EXP. Elas foram desenvolvidas para realizar a dosagem da grande maioria dos fluidos, inclusive aqueles com características viscosas, corrosivas e até abrasivas.
A bomba da Exatta é aplicada para realizar a dosagem de álcool gel, detergentes, polímeros, corantes, aditivos, fertilizantes, esmaltes, pigmentos, entre outros. Funcionam também como barreiras de desinfecção, sendo amplamente utilizadas para combater e prevenir a COVID-19.
Para saber mais sobre a linha de bombas peristálticas EXP clique aqui e solicite um orçamento. A equipe Exatta Bombas está pronta para ajudá-lo.

0 comentários