Bomba dosadora digital ou analógica? Conheça as diferenças e aplicações

maio 21, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Bombas dosadoras são equipamentos fundamentais em variados processos, sendo responsáveis por realizar a dosagem de uma quantidade exata de fluido, sempre com elevada precisão de trabalho. 

Mas você sabia que no mercado especializado existem variações nos tipos de bombas dosadoras? Uma é analógica e a  outra é modelo digital. 

Mesmo tendo o mesmo propósito, estes modelos apresentam algumas diferenças e aplicações bastante significativas que você precisa conhecer para saber realizar a melhor escolha. Confira em nosso artigo.

 

O que são bombas dosadoras?

Bombas dosadoras são equipamentos projetados exclusivamente para permitir uma dosagem exata de fluido para determinadas necessidades, possibilitando alta precisão, com volume e tempo definidos. Podem ser utilizadas em casos como de tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais com propósitos variados.

Além disso, a operação deste tipo de equipamento é muito precisa e dinâmica, facilitando o processo produtivo de quem usa este produto.

Quanto aos benefícios, essas bombas dosadoras possuem controle de vazão ideal para processos de água ou efluentes, sendo por isso muito utilizada em empresas químicas, petroquímicas, farmacêuticas, de beneficiamento e alimentícias.

 

Bomba dosadora digital e analógica: Entendendo as diferenças

Agora que você conhece a função principal de uma bomba dosadora é importante que saiba mais sobre quais são as 3 variações deste equipamento: a bomba dosadora analógica (série EX) e a bomba dosadora digital (série EXD e série EXD-Plus), com ambas as opções sendo oferecidas pela Exatta Bombas.

A bomba dosadora analógica da série EX da Exatta Bombas é referência nacional na dosagem de produtos químicos para tratamento de água. Como característica, ela conta com dupla escala de potenciômetro e proteção IP 65, oferece válvula de escorva incorporada ao cabeçote.

Bomba dosadora analógica | Exatta Bombas

Bomba dosadora EX

 

A carenagem é bem compacta, e tem ampla versatilidade de uso, com diafragma de teflon puro em uma única peça, aumentando a eficiência e precisão em dosagem, com o melhor custo benefício.

Já a bomba dosadora digital da série EXD, também da Exatta Bombas, é referência em processos de dosagem, porém com a capacidade de oferecer maior automação de baixo custo, já que consegue identificar a falta de produto químico, desliga e avisa o operador, evitando o consumo de uma água não tratada.

Bomba dosadora digital | Exatta Bombas

Bomba dosadora EXD

Como características a série EXD apresenta um display LCD, saída para alarme, entrada para sensor de nível, além de proteção IP 65 e válvulas de dupla esferas em teflon.

Outra bomba dosadora digital da Exatta Bombas é a bomba dosadora série EXD PLUS. Ela é ideal para processos de automação com dosagens proporcionais, corrigindo de forma automática a quantidade a ser dosada conforme as entradas de tensão/corrente ou conforme fluxo de água identificado por um hidrômetro emissores de pulsos.

bomba dosadora digital | Exatta Bombas

Bomba dosadora EXD PLUS

 

Principais aplicações das bombas dosadoras analógica e digital

A aplicação da dosagem ideal na maioria dos sistemas é algo extremamente importante. Neste caso, a Bomba Dosadora é um item que completa este fluxo sistêmico, fazendo que sistemas de dosagens trabalhem de uma melhor e mais eficiente.

No entanto, cada uma das bombas dosadoras, tanto a digital como a analógica, apresenta algumas aplicações mais recomendadas. A bomba dosadora analógica, por exemplo, é bastante versátil, permitindo automatizar o controle das estações de tratamento de Água (ETA), Efluentes (ETE) e processos químicos.

A versatilidade das bombas ​Série EX (analógica) ​ abrangem diversas aplicações, como poços artesianos, bombas centrífugas, filtros, frigoríficos/abatedouros, além de caldeiras.

Já a bomba dosadora EXD e a bomba dosadora EXD Plus (ambas digitais) são referência em automação e sinônimo de ótimo custo benefício, sendo estes os modelos ideais para aplicações que exigem qualidade e automação no processo de tratamento da água.

A versatilidade das bombas ​Série EXD​ também abrangem diversas aplicações, caso de poços artesianos, bombas centrífugas, ferramentas Hidráulicas/Pneumáticas, filtros, atividades de saneamento e caldeiras.

 

Quer saber mais sobre as bombas dosadoras da Exatta Bombas? Então confira nosso portfólio de produtos

 

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.