Medidor de ORP: o que é, como funciona e vantagens

mar 13, 2024 | Exatta bombas, Tratamento de água | 2 Comentários

O medidor de ORP é um equipamento necessário para avaliar a qualidade da água e outros substratos. Assim como para monitorar e rastrear mudanças químicas nessas substâncias. As aplicações são variadas, do tratamento de piscinas aos processos da indústria.

Neste blog, entenda o conceito, o funcionamento e as vantagens do medidor de ORP. Aproveite a leitura para descobrir como adquirir o produto de maneira confiável e assertiva: são vários modelos disponíveis, mas nem todos são ideais para você ou sua empresa.

O que é o medidor de ORP

ORP é a sigla para Oxydation Reduction Potential, ou potencial de oxidação-redução. Ou seja, é um parâmetro que indica a capacidade de oxidação ou redução de substâncias em soluções líquidas. Portanto, o resultado, em milivolts (mV), mostra o quanto uma substância química pode oxidar ou reduzir outro químico.

A medição acontece em um processo chamado de oxirredução (redox), no qual há transferência de elétrons. Ao perder elétrons, há indicação de oxidação, enquanto quando há o recebimento de elétrons, temos a redução.

Essa mensuração de potencial em soluções é medida por medidores de ORP. Ou seja, dispositivos tecnológicos que avaliam a qualidade da água, monitoram sais dissolvidos e rastreiam mudanças na qualidade dos substratos. Dessa forma, o uso deles é muito comum em:

  • Tratamento de águas residuais;
  • Ajustes de processos industriais;
  • Processo da aquicultura;
  • Torres de resfriamento;
  • Banheiras de hidromassagem;
  • Esterilização e desinfecção da água;
  • Avaliação de ambientes aquáticos e muito mais.

Como funciona um medidor de ORP

Como funciona o medidor de ORP

Para o funcionamento, o medidor de ORP usa eletrodo com revestimento de óxido metálico. Ao entrar em contato com a solução ou amostra, move os íons metálicos, gerando corrente elétrica. A corrente mostra o potencial, por meio de medidas e escalas.

Esse valor vai indicar a capacidade oxidante ou redutora, sendo influenciada não apenas pelos íons metálicos, mas também pelo oxigênio dissolvido. O sinal gerado é proporcional ao potencial detectado.

Além disso, uma parte importante do medidor de ORP é o sensor quimicamente inerte. Isto é, ele não pode ser oxidado e nem reduzido. Além disso, deve ter características adequadas para promover a troca rápida de elétrons (alta densidade de corrente de troca).

Sendo assim, a platina e o ouro se tornam metais nobres valiosos para que o equipamento funcione em pleno desempenho. Ambos são usados na construção de sondas de ORP. Geralmente, opta-se pelo sensor de platina, que tem coeficiente de expansão térmica.

Além disso, saiba que a leitura positiva do medidor de ORP indica que a substância é um agente oxidante. Já o contrário, leitura negativa, traz a indicação de agente redutor. A medição importa em várias aplicações porque determina quais reações acontecerão.

O monitoramento de ORP na desinfecção da água

Esse é um dos melhores exemplos para entender o funcionamento do medidor de ORP. Isso porque o equipamento ganhou ainda mais destaque depois da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O objetivo foi o de melhorar o monitoramento dos níveis de oxidação do cloro livre nas águas. Esse mesmo assunto é pontuado, em detalhes, na Portaria 888/21 do Ministério da Saúde e está disponível para leitura

A explicação tem a ver com que as medições de ORP representam um método econômico para esse trabalho, indicando os níveis de desinfectante. Falamos disso com mais detalhes em outro conteúdo, disponível para leitura aqui.

Importante saber também que o medidor de ORP é diferente de um medidor de pH, sendo que esse último verifica o nível ácido ou alcalino da substância. Enquanto o medidor de ORP mostra o resultado do potencial oxidante ou redutor do substrato.

Há semelhanças quando consideramos que a medição de pH quantifica a acidez ou alcalinidade da solução. Entretanto, as medidas de ORP quantificam o estado geral da substância na capacidade de oxidar ou reduzir uma espécie química.

As vantagens do medidor de ORP

O medidor de ORP é importante para determinar o potencial de oxidação e redução de uma amostra de água, indicando possíveis contaminações. O que faz muito sentido quando se avalia os valores de cada unidade ou medida.

Por exemplo, excesso de cloro no efluente de águas residuais (valor positivo) resulta em presença de sulfeto de hidrogênio (valor negativo). Isso porque os oxidantes são exibidos em valores positivos (+) e agentes redutores em valor negativo (-), como vimos anteriormente.

Sendo assim, os medidores de ORP são vitais para verificar a qualidade da água. E os principais benefícios apresentados são:

  • Monitoramento e ajuste de produtos químicos;
  • Prevenção de corrosão ao identificar desequilíbrios elétricos;
  • Detecção e prevenção de crescimento bacteriano;
  • Manutenção da qualidade da água com correções rápidas;
  • Economia ao otimizar o uso de produtos químicos em tratamentos.

A partir disso, considere que a escolha de um equipamento como esse precisa considerar itens fundamentais, especialmente relacionados ao desempenho do equipamento. Por exemplo: 

  • Precisão;
  • Faixa de medição;
  • Clareza na leitura.

Por isso, o primeiro passo é validar a confiabilidade do fabricante e a opinião dos usuários. A Exatta Bombas é uma fabricante nacional de mais de 20 anos de mercado. Muito reconhecida pela qualidade dos seus mais de 200 mil equipamentos comercializados.

O medidor de ORP da Exatta Bombas

A Exatta Bombas fabrica o modelo EXpH-ORP, que faz a leitura e correção de pH e ORP. Além disso, permite outras vantagens, como: controle automático de cloro livre, dosagem constante ou proporcional, entrada de sensor de nível e muito mais.

Essa bomba dosadora eletromagnética é muito versátil, automatizando o processo e o controle da dosagem. O equipamento pode ser usado em diversos segmentos industriais, como no tratamento de águas residuais, potáveis e de piscina, além de:

  • Caldeiras e torres de resfriamento;
  • Saneamento;
  • Poços artesianos;
  • Processos de galvanização;
  • Granjas e abatedouros;
  • Produtos químicos no geral.

Para conhecer mais desse modelo e solicitar um orçamento online, entre em contato com a nossa equipe de atendimento agora mesmo:

Clique e baixe o catálogo grátis!

Avalie este conteúdo

2 Comentários

  1. .Milton cruz lopes

    Tens medidor de ORP PORTATIL…E VALOR PARA CEP 59164000

    Responder
    • Exatta Bombas

      Bom dia Milton, tudo bem?

      Nosso medidor de ORP precisa estar diretamente conectado na rede para realizar as medições, neste caso ele não seria portátil.

      Caso queira um orçamento será um prazer atende-lo, você pode entrar em contato com o representante Roger pelo WhatsApp: 48 99197-8317. Seguimos à disposição!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *