Uma bomba dosadora de cloro é um equipamento projetado para realizar a dosagem exata de uma quantidade de diferentes fluidos e com elevada precisão.
No entanto, existem dúvidas quanto ao processo de instalação. Você sabe como instalar uma bomba dosadora de cloro corretamente, de maneira a obter os melhores resultados?
Nesta leitura, confira essas dicas e tenha a certeza de que o processo será feito da maneira mais indicada, seguindo as recomendações da Exatta Bombas, uma referência no assunto.
Por que instalar bombas dosadoras corretamente?
A principal função da bomba dosadora relaciona-se à possibilidade de liberar a quantidade exata de fluido dentro de algum sistema, com uma programação de tempo e dosagem.
Exatamente por isso, a operação tem que ser muito precisa e dinâmica, de modo que possibilite maior produtividade no uso deste produto. Além disso, os benefícios propostos:
- Dosagem ideal;
- Automação do processo;
- Flexibilidade na operação;
- Sustentabilidade no projeto;
- Redução de custo no consumo.
Porém, um erro inicial muito comum é a aquisição de um equipamento com dimensionamento ou função incorretos, isto é, inadequados ao interesse desejado.
Dessa forma, o ponto de partida ocorre bem antes da instalação propriamente dita, por meio da escolha de uma bomba que corresponda às necessidades da pessoa ou empresa.
Para isso, os seguintes fatores devem ser considerados nessa compra:
- Vazão pretendida (geralmente, expressada em litros/hora);
- Pressão da rede (normalmente, apresentada em bar) ou altura do reservatório;
- Produto químico a ser dosado, para garantir a compatibilidade química com os materiais construtivos da bomba dosadora.
Após definir a bomba dosadora ideal para cada operação, é hora de iniciar a instalação. Assim, considerando as várias possibilidades de uso, como:
- Limpeza de piscinas;
- Poços artesianos;
- Tratamento de água e esgoto;
- Alimentos e bebidas;
- Agricultura inteligente;
- Frigoríficos;
- Granjas, etc.
E, independente de qual é o seu negócio, vale a pena pensar no uso desses equipamentos como ferramentas tecnológicas para o ganho de competitividade.
Até porque, conforme matéria publicada na CNN Brasil, o uso de tecnologia pode aumentar a produtividade na indústria em até 58%.
Outro dado, agora do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), diz que o uso da tecnologia traz maior flexibilidade nos processos e aumento de eficiência no comércio.
Então, como instalar a bomba dosadora de cloro?
Conhecer o passo a passo da instalação de uma bomba dosadora de cloro é fundamental para que o funcionamento seja efetivo. Então, conheça as recomendações!
O local de instalação
Em um primeiro momento, é preciso assegurar que o local de instalação seja livre de intempéries, o que acontece em locais secos, protegidos da chuva e distantes de calor, sem exceder os 40 graus.
As fontes de energia
Também é preciso saber quais são as fontes de energia (110v ou 220v), conforme as especificações no adesivo inferior da bomba, além do manual do equipamento.
Altura da instalação
Ao instalar a bomba, é preciso fixá-la na altura máxima de 1,50 m da sucção, sendo que quanto mais baixo melhor, principalmente para diminuir o esforço efetivo na sucção.
Essa ação também é fundamental para dar um melhor rendimento à bomba. Além disso, o ângulo da bomba não pode exceder 45º na vertical.
Kit de instalação
O kit de instalação que acompanha o produto apresenta grande importância na instalação, de modo que apresenta os seguintes acessórios:
- Mangueira de polietileno;
- Válvula de injeção;
- Filtro para sucção do produto;
- Acessórios para a válvula de escorva/purga para remoção de ar;
- Parafusos e buchas.
Limpeza do reservatório
Vale ressaltar também a necessidade de manter o reservatório do produto devidamente limpo e com a tampa, impedindo o desgaste do equipamento devido aos vapores dos produtos químicos voláteis e a entrada de sujeiras e insetos.
Em caso contrário, isso pode desgastar o filtro e comprometer a vida útil do equipamento, exigindo manutenções urgentes para o melhor desempenho do equipamento.
Tipos de fluidos
Já com relação ao tipo de produto a ser dosado, apesar de permitir muitas possibilidades, ele deverá sempre estar na forma líquida. Ou seja, sem materiais sólidos e com baixa viscosidade.
Válvulas
Duas válvulas unidirecionais são usadas nesse processo, sendo que uma é a válvula de descarga presente no niple superior e a outra é a válvula de sucção no niple inferior do cabeçote da bomba.
Mangueiras
Em seguida, proceda à ligação das mangueiras totalmente nos niples e aperte a porta-trava até o final para que a vedação da mangueira seja perfeita.
Antes de ligar a mangueira na válvula de injeção, porém, é importante que funcione até que comece a dosar o produto, fazendo com que todo o ar da bomba possa sair.
A mangueira é um tema que pode gerar algumas dúvidas, por isso, vale a pena ver como essa parte da instalação funciona na prática. Temos um vídeo explicativo:
Últimos passos
Após selecionar o melhor ponto para injeção do líquido, enrosque a válvula de injeção no conector utilizando uma fita veda-rosca.
Por fim, basta ligar a mangueira de injeção de produto na válvula de injeção.
Para saber todos os detalhes em cada um dos passos, baixe o passo a passo gratuito. É um material interativo com as principais recomendações para a instalação correta:
Veja também: calibração e manutenção
Assim como é importante aprender como instalar a bomba dosadora de cloro, também é interessante aprender a calibrar o equipamento para garantir a precisão das medições.
Por se tratar de bombas que trabalham com vazão e pressão, para cada instalação é necessário se certificar das condições da determinada operação.
Por exemplo, a vazão pode variar conforme a pressão da tubulação, viscosidade do produto, entre outras características. Para auxiliar isso, temos um documento explicativo de como realizar a calibração: teste da verificação da vazão.
Algumas bombas, como a dosadora EXpH-ORP que realiza a leitura e controle de pH, saem de fábrica calibradas conforme testes no EX-Lab, o laboratório técnico. Portanto, incluem seus respectivos eletrodos prontos para uso.
Mas, devido à ocorrência de sujeiras e contaminações que podem acontecer, há exigência de novas calibrações. Então, recomenda-se esse processo a cada semestre, pelo menos.
Para fazer o procedimento, será preciso:
- Solução de tampão de pH;
- Água deionizada;
- Papel toalha.
Clique aqui para ver o passo a passo da calibração das bombas dosadoras.
Já com relação à manutenção desses equipamentos de precisão, são três maneiras diferentes de realizar o procedimento, a partir da necessidade:
- Manutenção preventiva;
- Manutenção preditiva;
- Manutenção corretiva.
Cada uma tem uma função, como ajustar ou identificar falhas no caso das preventivas. Já as corretivas são necessárias para que o equipamento volte a funcionar corretamente.
Clique aqui e veja quais as recomendações de manutenção das bombas dosadoras.
A Exatta Bombas é uma fabricante de bombas dosadoras com um know-how de mais de 2 décadas no setor, sendo especialista na dosagem de fluidos em vários segmentos.
0 comentários