Confira dicas para instalar a bomba dosadora de cloro

jun 11, 2021 | Bomba dosadora, Primeiros Passos, Tratamento de água | 0 Comentários

Uma bomba dosadora de cloro é um equipamento amplamente utilizado para muitas necessidades. Elas são projetadas para permitir a dosagem de uma quantidade exata de diferentes fluídos, sempre com elevada precisão e qualidade. No entanto, muitos destes empreendimentos têm dúvidas quanto à instalação de uma bomba dosadora de cloro. Essa é também sua dúvida?

Se a resposta for sim, não se preocupe. Vamos oferecer a você valiosas dicas e informações sobre a correta instalação deste tipo de equipamento. Confira essas dicas e tenha a certeza de que a instalação do equipamento recém-adquirido será a mais correta possível.

 

Importância da correta instalação de bombas dosadoras

A principal função de qualquer bomba dosadora relaciona-se à possibilidade de liberar uma quantidade exata de fluído dentro de algum sistema, com uma programação de tempo e dosagem.

Exatamente por isso, a operação de uma bomba dosadora de cloro costuma ser muito precisa e dinâmica, para que possa facilitar e permitir maior produtividade de quem usa este produto. Porém, não é incomum que empreendimentos adquiram uma bomba dosadora com dimensionamento incorreto ou a função correta do equipamento, no qual é designado.

Assim, o ponto de partida da instalação de uma bomba dosadora de cloro deve ocorrer bem antes, por meio da escolha de uma bomba que corresponda às necessidades, de acordo com as características desejadas para o uso. Para isso, os seguintes fatores devem ser considerados:

⦁ Vazão pretendida (geralmente expressa em litros/hora);

⦁ Pressão da rede (geralmente expressa em bar) ou altura do reservatório

Definida a bomba dosadora ideal, é hora iniciar a instalação de uma forma correta e eficiente, como veremos a seguir.

 

Dicas para instalar uma bomba dosadora de cloro da forma correta

O conhecimento do passo a passo da instalação de uma bomba dosadora de cloro é fundamental, com isso o funcionamento será mais efetivo a ponto de oferecer os melhores benefícios.

Em um primeiro momento, ainda antes da instalação, é preciso assegurar que o local de instalação seja livre de intempéries, com a instalação da bomba ocorrendo em local seco e distante de calor, onde a temperatura ambiente não exceda os 40 graus.

Ainda antes de iniciar a instalação é preciso saber quais são as fontes de energia (110v ou 220v). Estas deverão estar de acordo com as especificadas no adesivo inferior da bomba, além do manual do equipamento.

Ao instalar a bomba, é preciso fixá-la na altura máxima de 1,40 a 1,50 m, onde quanto mais baixo melhor, principalmente para diminuir o esforço efetivo na sucção e dá melhor rendimento à bomba. Na instalação, o ângulo da bomba não pode exceder os 45º na vertical.

O Kit de instalação que acompanha o produto apresenta grande importância na instalação. Com ele vem junto os seguintes acessórios:

⦁ 5 metros de mangueira de polietileno ¼ natural;

⦁ 1 válvula de injeção;

⦁ 1 filtro para sucção do produto;

⦁ 1 válvula de escorva/purga (para remoção de ar)

⦁ Parafusos e buchas

Vale ressaltar também a importância de manter o reservatório do produto a ser dosado devidamente limpo, e que contenha a tampa, impedindo a entrada de sujeiras e insetos, que podem desgastar o filtro e comprometer a vida útil do equipamento.
Já o produto a ser dosado deverá estar na forma líquida, sem materiais sólidos e com baixa viscosidade.

A válvula de descarga deverá estar sempre na parte de cima e a válvula de sucção na parte de baixo do cabeçote da bomba. Em seguida, proceda a ligação das mangueiras nos conectores, e aperte o porta-trava até o final para que a vedação da mangueira seja perfeita.

Antes de ligar a mangueira na válvula de injeção é importante que ela funcione até que comece a dosar o produto, fazendo com que todo o ar da bomba possa sair.

Após selecionar o melhor ponto para injeção do líquido, a ação final é enroscar a válvula de injeção no conector utilizando uma fita veda-rosca. Por fim, basta ligar a mangueira de injeção de produto na válvula de injeção.

Pronto! Com estas dicas a bomba dosadora de cloro estará funcionando perfeitamente. Em caso de dúvida, entre em contato conosco. Vamos ajudá-lo!

Agora que você já sabe instalar uma bomba dosadora, te convidamos a conhecer nosso portfólio de produtos.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.