Bombas dosadoras e seus respectivos sensores são equipamentos bastante versáteis e utilizados em um vasto leque de aplicações. No entanto, assim como qualquer equipamento, a calibração de bombas e sensores é uma necessidade fundamental.
A calibração garante maior precisão às medições das soluções desconhecidas bombeadas por estes equipamentos.
Neste conteúdo, você irá aprender a fazer a calibração de bombas e sensores da Exatta Bombas, garantindo que estes equipamentos garantem o máximo de precisão na dosagem de fluidos em muitas aplicações.
Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
Importância da calibração de bombas dosadoras da Exatta bombas
As bombas dosadoras da Exatta Bombas são equipamentos cuidadosamente projetados para proporcionar uma dosagem exata de fluido, possibilitando que o processo seja altamente preciso, com volume e tempo definidos.
Com alto padrão de qualidade, as bombas dosadoras da Exatta já saem da fábrica calibradas com seus respectivos eletrodos (de pH e ORP) e alta precisão. No entanto, o eletrodo inserido no processo pode estar suscetível a ocorrências de sujeira e contaminações, interferindo nos resultados das leituras.
Exatamente por isso, os fabricantes dos eletrodos recomendam que seja realizada a recalibração a cada 6 meses, ou menos, dependendo do meio e do sistema no qual o equipamento está inserido.
Breve explicação do funcionamento dos eletrodos de pH e de ORP
Para promover a calibração de bombas e sensores da Exatta Bombas daremos uma breve explicação sobre o funcionamento de eletrodos de pH e de ORP desenvolvidos para processos.
O eletrodo seletivo que usamos para medir o pH é o eletrodo de vidro. Ele tem esse nome, pois o bulbo (que é a parte sensível a concentrações dos íons H+) é feito de vidro especial.
O bulbo de vidro possui uma camada na superfície que deve permanecer hidratada o tempo todo, por isso que o armazenamento do eletrodo é feito com sua ponta imersa em uma solução de cloreto de potássio 3M sempre que não estiver em utilização.
O eletrodo seletivo que usamos para medir o ORP também é o eletrodo de vidro e que precisa permanecer hidratado o tempo todo. Por isso, o armazenamento do eletrodo é feito com sua ponta imersa em água deionizada ou destilada.
Como fazer a calibração do eletrodo de pH?
Para fazer a calibração do eletrodo de pH serão utilizadas as soluções de pH conhecido: solução tampão de pH 7 e 4, água deionizada e papel toalha.
Confira o passo a passo para realizar essa calibração:
- Tire o eletrodo da solução, lave-o com água deionizada ou destilada e seque-o com papel toalha com bastante cuidado.
- Mergulhe o eletrodo na solução tampão de pH 7. Sempre que for inserir o eletrodo na solução, deve-se ter o cuidado de verificar se o eletrodo foi mergulhado o suficiente de modo que a ponte salina fique totalmente submersa.
- Depois de ligado o equipamento, conecte o bnc do eletrodo na bomba dosadora, vá até o Modo pH e aguarde a leitura estabilizar antes de iniciar a calibração.
- Após a estabilização, vá em Calibração de sensores e selecione o sensor de pH. Insira a temperatura de trabalho que influencia nos resultados da leitura do eletrodo.
- Como o eletrodo já está inserido no pH 7 selecionamos o ajuste para dar início a calibração no primeiro ponto. Aguarde o tempo necessário para a calibração do primeiro ponto.
- Em seguida será solicitado a inserção na solução de pH 4. Repita o procedimento de limpeza do eletrodo;
- Insira o eletrodo na solução de pH 4. Selecione a tecla ajuste para iniciar a calibração do 2° ponto.
Após a contagem regressiva, aparecerá a mensagem de “Calibração ok”. Selecione “Ajuste” para salvar a calibração.
Agora, você poderá se direcionar até o Modo pH, pois a calibração da bomba está finalizada e pronta para a operação.
Como fazer a calibração do eletrodo de ORP?
Para fazer a calibração de ORP será utilizada a solução padrão REDOX 475 mV, água deionizada e papel toalha.
Confira o passo a passo para realizar essa calibração:
- Tire o eletrodo da solução em que ele está guardado, lave-o com água deionizada ou destilada e seque-o com papel toalha com bastante cuidado.
- Mergulhe o eletrodo na solução padrão de 475 mV. Sempre que for inserir o eletrodo na solução, deve-se ter o cuidado de verificar se o eletrodo foi mergulhado o suficiente de modo que a ponte salina fique totalmente submersa.
- Depois de ligado o equipamento, conecte o bnc do eletrodo na bomba dosadora, vá até o Modo ORP e aguarde a leitura estabilizar antes de iniciarmos a calibração.
- Após a estabilização, vá em Calibração de sensores e selecione o sensor de ORP.
- Como o eletrodo já está inserido na solução padrão de 475 mV, selecione a tecla ajuste para dar início a calibração neste ponto.
- Aguarde o tempo necessário de 60 segundos para a calibração.
- Após a contagem regressiva, aparecerá a mensagem de “Calibração ok”. Selecione “Ajuste” para salvar a calibração.
Agora, você poderá se direcionar até o Modo ORP e a bomba estará calibrada para a operação.
Portanto, é necessário realizar a limpeza e recalibrações periódicas dos eletrodos para garantir leituras confiáveis e precisas. E para assegurar a precisão e confiabilidade em seu sistema de dosagem, tenha sempre as melhores bombas dosadoras à sua disposição, caso das bombas da Exatta Bombas, mas nunca se esqueça de realizar a calibração a cada 6 meses.
Para saber mais sobre as bombas da Exatta Bombas, continue acompanhando nosso blog.
0 comentários