Conheça o método de cloração e a importância da dosagem certa com bombas dosadoras

mar 10, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

A água é um dos elementos mais essenciais para a vida. Porém, para que ela se torne purificada e potável, a cloração, realizada por meio de bombas dosadoras de cloro, é o método adotado para torna-lá apta ao consumo.

Entretanto, o cloro é um elemento que pode ser danoso a alguns processos, ou, pode ser indesejável para o consumo humano quando em excesso. Por isso, há a necessidade de controlar a dosagem certa. 

Para isso, o uso de bombas dosadoras de cloro é de fundamental importância, pois estes irão garantir a dosagem certa e a periodicidade correta da cloração.

 

Dosagem certa de cloro na água: Fundamental para a manutenção qualitativa da água

A correta dosagem de cloro destinada ao tratamento qualitativo de água é fundamental. Afinal, água potável é um direito de todos

Como o Cloro é um desinfetante altamente eficiente, o mesmo é adicionado à água de abastecimento público para eliminar agentes patogênicos causadores de doenças (bactérias, Vírus e Protozoários), que geralmente crescem nos reservatórios de abastecimento de água e em tanques de armazenamento.

A cloração pode acontecer em diferentes etapas relacionadas ao tratamento: no início do para fins de oxidação da matéria orgânica, eliminando cor, turbidez e outros compostos, juntamente com a desinfecção por meio do tempo de contato ao longo de todo o processo. Nesse caso, ao chegar ao final, a concentração já está reduzida.

Além disso, este produto é também bastante reativo e se apresenta como uma forte oxidante que reage com inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes na água que diminui a ação residual. 

 

Entendendo a importância da cloração da água

Atualmente o método de desinfecção da água por cloração é o mais utilizado na prevenção de doenças provenientes de microrganismos que se espalham pelo uso da água.

Este é um método antigo e amplamente utilizado, principalmente, devido à disponibilidade, baixo custo e ação residual. Afinal, de forma geral, é eficiente e protege o sistema de distribuição de água.

Vale ressaltar que a eficiência da cloração depende primeiramente de quatro fatores: concentração (C), tempo de contato (T), pH e temperatura. Esses são chamados de CT, ou concentração (em mg/l) multiplicado pelo tempo (em minutos) em um dado pH e temperatura.

A concentração de cloro costuma variar consideravelmente conforme as substâncias que estiverem presentes na água, além das necessidades de uso da mesma. Também é importante que exista cloro residual nos sistemas de distribuição de água. 

Para que isso ocorra, há a necessidade de aumentar as dosagens do químico nas estações de tratamento de água. A medida eficaz, todavia, apresenta efeitos que interferem na água a ser recebida, pois, trata-se de uma estratégia que pode resultar em problemas como sabor e odor desagradáveis.

Por essa razão, dispor de equipamentos que podem colaborar para a dosagem correta de cloro na água é essencial. Assim, as bombas dosadoras são as mais recomendadas para esse processo.

 

Bombas dosadoras de cloro: por que adotar?

Bombas dosadoras têm por função controlar a quantidade de cloro adicionada à água, assim como garantir a periodicidade da cloração. Quando automatizado, esse equipamento proporciona ainda mais segurança e oferece precisão na dosagem com melhor custo/benefício.

Esse equipamento evita também que a dosagem de cloro esteja incorreta na água, podendo causar condições adversas para a saúde das pessoas e animais. Dessa forma, a Bomba dosadora de cloro é um ótimo equipamento para garantir segurança na dosagem, automatizar a liberação desse elemento e garantir a efetiva desinfecção da água.

Por tudo isso, realizar a dosagem de cloro pelas Bombas Dosadoras de Cloro, é assegurar que o tratamento seja mais efetivo, garantindo assim, a desinfecção de água de forma contínua. 

 

Quer saber mais? Então aproveite e entenda quais são as etapas relacionadas ao tratamento de água.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.