Como e por que automatizar a dosagem de medicamentos em sua granja?

ago 31, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Todo produtor de aves e suínos tem total ciência que a dosagem de medicamentos colabora com a manutenção da qualidade e desempenho dos animais. Exatamente por isso, este é um manejo que depende de muitos cuidados para que os resultados sejam mais efetivos e a saúde dos animais seja mantida.

Para ser mais efetivo neste sentido, muitas granjas começam a adotar processos cada vez mais automatizados, permitindo que a dosagem ocorra sempre de acordo com o volume de água, deixando de lado medidas menos precisas e até perigosas do ponto de vista sanitário.

Diante disso, veja porque você deve automatizar a dosagem de medicamentos na granja e saiba qual é o melhor equipamento para que você consiga fazer isso.

 

Dosagem de medicamentos na água de granjas: Manejo que cresce devido aos benefícios

Em granjas de aves e suínos, o uso da medicação solúvel via água “de beber” tem crescido muito nos últimos anos, substituindo a medicação administrada via ração. Alguns fatos justificam este crescimento.

Em um primeiro momento, este crescimento se justifica pela mudança na legislação sobre o uso de fármacos terapêuticos em fábricas de rações. Essa mudança tem exigido certificações especiais para a manipulação de produtos terapêuticos pelas fábricas de rações. 

Mas do ponto de vista técnico, o uso de medicação via água dos animais da granja propicia o tratamento somente daqueles que devem receber o medicamento o que, muitas vezes, é impossível quando a medicação é administrada via ração. 

Ainda sobre a questão técnica, muitos medicamentos quando administrados via água atingem níveis teciduais mais altos quando comparado ao mesmo medicamento administrado via ração.

Vale ressaltar também que a automação, cada vez mais presente em granjas de suínos e também de aves, surgiu para permitir que a mistura do medicamento ocorra em proporções pré-estabelecidas na água de bebida, o que facilita o manejo da medicação na granja. Estes equipamentos são chamados de bombas dosadoras.

 

Benefícios da automação da dosagem de medicamentos em granjas

A oferta de medicamentos para animais de granjas representa um manejo que chegou para ficar, por diversos benefícios já salientados. Porém, a dosagem de medicamentos dentro de uma granja precisa seguir alguns parâmetros para que seja eficaz, tais como:

  • Número de animais a serem tratados;
  • Peso médio do lote;
  • Dose em mg/Kg;
  • Quantidade do princípio ativo do produto em cada embalagem.

Também é imprescindível que o criador conheça o consumo de água diário do lote de animais que receberão a medicação. Porém, essa é uma medida nem sempre fácil e assertiva, por isso, investir na automação, via bomba dosadora, representa um avanço bastante importante para o produtor.

O principal benefício ao produtor destes equipamentos é saber que determinado medicamento está sendo dosado na sua quantidade correta, considerando a quantidade de água e de animais a serem medicados. 

Além disso, estes equipamentos costumam apresentar fácil utilização, instalação rápida e baixa manutenção, com a correta dosagem de medicamentos, sendo proporcional a vazão de água, não dependendo de arraste.

 

Modelo EXD – Plus:bomba dosadora de medicamentos  em granjas com excelentes resultados

Como vimos até aqui, a correta dosagem de medicamentos é fato fundamental para a manutenção da saúde do lote de animais. Nesse sentido, a escolha do dosador de medicamentos para granja passa a ser ainda mais importante na garantia de animais mais saudáveis e também torna mais prático o cumprimento das normativas do setor.

Neste sentido, a Bomba Dosadora EXD Plus, fabricada pela Exatta Bombas é a melhor opção para realizar a correta dosagem de medicamentos para animais de granja. 

Com grande versatilidade de automação, essa bomba dosadora permite fazer uma compensação da dosagem de medicamentos mediante uma correta leitura da vazão de água realizada por um hidrômetro capaz de identificar a quantidade de água que passa pela rede. 

Com este equipamento, a dosagem de medicamentos ocorrerá sempre de acordo com o volume de água que passa pela rede, evitando a oferta de mais ou menos medicamento para o lote, resultando em ganhos importantes para a granja.

Além disso, a Exatta Bombas oferece uma assistência técnica ágil, reposição de peças com pronta entrega, 12 meses de garantia, e a máxima qualidade e eficiência asseguradas por quase 20 anos de experiência.

 

Quer saber mais? Então conheça todas as características e qualidades da Bomba dosadora EXD Plus.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.