Dosador de medicamentos para suínos: Saiba mais sobre essa solução

jul 15, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Em granjas destinadas à criação e produção de suínos, a oferta da medicação solúvel na água “de beber” é uma estratégia que tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente com o uso de um dosador específico para a aplicação de tais medicamentos.

Diante disso, te convidamos a entender porque a aplicação de medicamentos para suínos via água “de beber” é uma estratégia moderna e eficaz. Veja também a importância de um dosador de medicamentos na realização deste manejo.

 

Aplicação de medicamentos via água: Por que é uma boa estratégia para suínos?

 Na suinocultura, a oferta da medicação solúvel na água “de beber” é uma tática que tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente quando comparada à já tradicional medicação administrada via ração dos animais. 

Este crescimento se justifica por algumas razões. Em um primeiro momento essa estratégia se popularizou devido à mudança na legislação sobre o uso de fármacos terapêuticos em fábricas de rações. As leis têm exigido certificações especiais para a manipulação de produtos terapêuticos pelas fábricas de rações. 

Além dessa questão, o uso de medicação via água de bebida propicia o tratamento de somente parte dos suínos, ou seja, somente aqueles que devem receber o medicamento. Por vezes, isso é impossível quando a medicação é administrada via ração. 

Também, do ponto de vista técnico, muitos medicamentos quando administrados via água de beber tendem a atingir níveis teciduais mais altos quando comparado ao mesmo medicamento administrado via ração, elevando a eficiência da droga utilizada.

Do ponto de vista logístico da granja a praticidade será mais um benefício, devido a não interferência na rotina de trabalho da fábrica de ração para produzir rações medicadas especiais.

 

Dosador de medicamentos para suínos: praticidade + eficácia

A administração de medicamentos para suínos via água é uma técnica que alia praticidade de administração com eficácia terapêutica. 

Assim, para que seja possível uma eficaz medicação dos suínos via água, há a necessidade de pequenas alterações no sistema hidráulico da granja. 

Uma das ferramentas destinadas à adoção deste tipo de manejo é a bomba dosadora. Quando acoplada à rede hidráulica da granja, a mesma injeta na rede, através de pulsos, uma quantidade precisa de medicação pré-diluída, a qual fica em um reservatório a parte (bombona, tambor ou caixa d’água) a ele interligado.

A instalação de um dosador é bastante simples, devendo ser feita diretamente na rede hidráulica da granja, com trabalho através do líquido. 

Além disso, as taxas de dosagem podem ser facilmente reguladas conforme a necessidade dos suínos da granja, com algumas opções de dosadores realizando esse processo de forma automática, é o caso do modelo EXD Plus, da Exatta Bombas.

 

Bomba dosadora EXD Plus: dosagens proporcionais e variáveis de água

A Bomba dosadora EXD Plus, fabricada com todo o padrão de qualidade da Exatta Bombas, apresenta versatilidade em automação, além de um ótimo controle de dosagem de medicamentos dentro da granja de aves e de suínos com a máxima precisão.

Com esse dosador, os animais da granja serão medicados sempre com a dosagem farmacológica ideal. Quando instalado com o acessório hidrômetro emissor de pulsos, eles entendem o quanto de água está sendo consumida e, fazem assim, a correção automática no volume de injeção dos medicamentos, proporcionando ao suinocultor maior economia na hora de administrar.

Aproveite este conteúdo e veja outras características e funcionalidades da bomba dosadora EXD Plus em nosso site.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.