Saiba como tratar água com enxofre

jul 20, 2022 | Bomba dosadora, Cloro, Tratamento de água | 0 Comentários

Você constantemente consome água de poço? Então já deve ter se deparado com um odor e sabor desagradável de ovo podre, não é verdade? Para resolver este problema, tratar água com enxofre é uma necessidade.

Na água do poço, o enxofre geralmente não afeta a qualidade da água, mas pode criar um cheiro desagradável frequentemente associado a ovos podres. Daí a importância de tratar água com enxofre.

Mas como realizar esse tratamento com o propósito de retirar o odor desagradável de cheiro podre da sua água de poço? Confira nosso artigo de hoje e descubra.

 

Água com cheiro de ovo podre? O excesso de enxofre é a razão

Uma variedade de problemas relacionados ao odor desagradável pode ser encontrada em águas potáveis de diferentes fontes. Mas, o cheiro e/ou sabor desagradáveis de ovo podre são os problemas mais comuns.

Causados pela maior concentração de gás sulfídrico, este problema costuma ocorrer naturalmente nas águas subterrâneas, sendo produzido por uma bactéria sulfurosa, causadora de uma reação química proveniente da poluição.

Geralmente, o odor de enxofre e/ou o sabor desagradável, não representam uma preocupação sanitária. Mas é preciso cuidado, principalmente quando este problema é resultado da poluição ou do esgoto em excesso na água.

Além disso, a presença de enxofre na água corrói metais como ferro e aço, danificando encanamentos. Também pode depositar manchas pretas na roupa, escurecer a prataria e descolorir os utensílios de cobre e latão com manchas pretas.

Por tudo isso, tratar água com enxofre em excesso, é uma necessidade para melhorar o odor e o sabor da água.

 

Como detectar excesso de enxofre na água?

Provavelmente toda pessoa que sente um odor de ovo podre na água imagina que ela tem excesso de enxofre, ou mais especificamente gás sulfeto de hidrogênio, sendo essa a indicação mais óbvia.

Mas a água ainda pode estar cheia de sulfatos, embora não sinta o cheiro de ovo podre, que podem causar maiores problemas quando em consumo, como diarréias.

Assim, a maneira mais fácil de saber se o sulfeto de hidrogênio está presente na fonte de água é verificá-lo. Existem muitos kits de teste de água que podem ser utilizados para detectar contaminantes, como ferro, manganês e sulfeto de hidrogênio. 

Esses testes geralmente já são eficientes para indicar em minutos quais contaminantes se fazem presentes na água. Também há a possibilidade de enviar amostras para laboratórios especializados e ter a quantidade exata de sulfeto de hidrogênio.

 

Melhores estratégias para tratar água com enxofre

O ato de tratar água com enxofre pode ser feito de várias maneiras, que vão desde o uso de sistemas de aeração até tratamentos com cloro. 

Para isso, a realização de testes para determinar o nível de enxofre na água é uma necessidade para determinar que tipo de tratamento é mais indicado, sempre de acordo com a situação.

Há basicamente três métodos para remover o gás sulfeto de hidrogênio da água, tratando-a:

 

  • Uso de filtros de meio oxidante

O filtro de meio oxidante usa dióxido de manganês para oxidar o gás sulfeto de hidrogênio, transformando-o em partículas insolúveis de enxofre. Elas são subsequentemente presas no filtro-prensa. 

 

  • Filtros De Carvão Ativado

O monóxido de carbono ativado representa uma solução para tratar água com enxofre em concentrações mínimas do elemento. Este tipo de filtro pode ser instalado na entrada das residências, proporcionando às suas canalizações, canos e aquecedores de água limpa e com um cheiro agradável.

Este tipo de filtro usa a prática de adsorção para remover sulfatos e outros contaminantes da água. Quando a água se move através de filtração de carvão ativado, esse meio atrai sulfetos de hidrogênio, que se aderem à superfície do meio. 

Normalmente, esse tipo de filtro de carbono é misturado com diferentes fases de filtragem de toda a casa ou um sistema de osmose reversa, que pode ser eficaz na redução de bactérias e outros patógenos e pode eliminar uma ampla gama de contaminantes da água.

 

  • Tratamento Químico

O tratamento químico, como peróxido de hidrogênio e alvejante de cloro, pode remover níveis elevados de sulfeto de hidrogênio da água. O peróxido de hidrogênio reage com o sulfeto de hidrogênio, livrando a água do mau cheiro. 

Além disso, ao clorar a água você estará eliminando as bactérias, principais causadoras da água contaminada com sulfeto de hidrogênio.

Neste tipo de tratamento, há a recomendação do uso de uma bomba dosadora de cloro. Esta bomba dosadora trabalha em conjunto com um sensor que faz a leitura da qualidade da água ajustando, automaticamente, o volume de dosagem necessário para tratar esta água, indicando os níveis de oxidação e eliminando as bactérias presentes antes do consumo.

Para saber como funciona uma bomba dosadora e suas funcionalidades para tratar água, confira o blog da Exatta.

Solicite seu orçamento | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.