Saiba como tratar a água do poço artesiano

jun 27, 2022 | Cloro, Dosador de cloro, Poço artesiano | 0 Comentários

Seja em um sítio ou em um grande condomínio, ter um poço artesiano e aproveitar a água do lençol freático representa uma solução bastante interessante. Porém, tratar a água do poço artesiano é uma obrigatoriedade, sob o ponto de vista de cuidados com a saúde.

A água retirada imediatamente do poço é quase sempre imprópria para consumo, dependendo de um processo de tratamento para melhorar as qualidades físico-químicas.

Por isso, entenda porque é importante tratar a água do poço artesiano, e saiba como deixá-la com todas as características que vão certificá-la como própria para consumo humano.

 

Por que tratar água de poço artesiano?

As águas subterrâneas, como as águas de poços artesianos, geralmente apresentam características biológicas, físicas e químicas que permitem o consumo humano. 

No entanto, elas são desprovidas de qualquer tipo de tratamento. Ou seja, podem estar em excelente qualidade, mas podem não atender aos parâmetros quanto à potabilidade da Portaria GM/MS n.º 888

Assim, para ser considerada segura ao consumo humano, tratar a água de poço artesiano é uma necessidade. Esse tratamento deve acontecer com base no monitoramento recorrente e análises das características da água.

Essa análise adquire fundamental importância, e ninguém pode abrir mão, afinal, cada lençol freático e área do poço possuem suas próprias características, com o monitoramento sendo único e exclusivo.

 

Manganês e ferro: Dois grandes problemas da água de poço artesiano

Estudos mostram que mais de 70% dos poços artesianos possuem excesso de ferro e manganês na água e estes são danosos à saúde quando consumidos de forma recorrente.

E é fácil observarmos isso: quando há excesso de ferro, a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada, podendo até gerar incrustações nos canos. 

Já o gosto de metal também pode ser observado na água com excesso de manganês, que pode inclusive tirar o sabor dos alimentos.

 

Como tratar água do poço artesiano?

Como vimos, mesmo sendo uma ótima opção para abastecer uma casa ou um condomínio com uma água de qualidade, é fundamental que essa água passe por um processo de tratamento.

A primeira medida que você deve tomar é buscar um profissional que faça uma análise físico-química e microbiológica completa da água. O equipamento irá medir os parâmetros de uma amostra e fornecer um diagnóstico. 

Nessa análise é realizado um teste de potabilidade. Esse teste irá conferir diversas características da água, como pH, presença ou ausência de microorganismos patogênicos e presença de minerais, além de outros parâmetros exigidos pela portaria GM/MS Nº 888, de 4 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. 

Na correção destes parâmetros, há a adição de substâncias como o cloro, no processo de cloração, ou com o uso do filtro para tratar água de poço artesiano.

Estes processos têm a função de: 

  • Desinfecção da água;
  • Retirar as impurezas sólidas e gases da água; 
  • Eliminar a cor de aparência ruim e a turbidez; 
  • Reduzir o excesso de ferro e manganês da água, melhorando sua potabilidade. 

Alguns equipamentos podem ainda, realizar a filtragem, ajustam o pH e a dureza, tornando a água leve e muito mais cristalina. Por isso, é preciso atenção na escolha do filtro para tratamento de água de poço artesiano.

 

Na cloração, use uma eficiente bomba dosadora

Para garantir a qualidade da água do poço, realizar o processo de cloração é, como vimos, essencial. Mas você sabia que neste processo, dispor de uma bomba dosadora pode ser bastante interessante?

Com esse tipo de equipamento, você conseguirá realizar, de forma totalmente automatizada, uma eficiente dosagem do cloro na água do poço, sem qualquer necessidade de realizar ajustes manuais na dosagem.

Ou seja, com uma bomba dosadora haverá maior precisão e confiabilidade ao tratar água do poço artesiano. Este equipamento irá liberar dosagens periódicas e exatas do cloro na água, sem falta ou excesso. A dosagem é feita automaticamente assim que a bomba do poço é ligada. Esse funcionamento é possível pois a bomba dosadora pode ser ligada em série com a bomba do poço, ou seja, ela será acionada em conjunto com a mesma, dosando cloro de acordo com a necessidade.

Portanto, tenha a tranquilidade que sua família precisa ao consumir a água de um poço artesiano devidamente tratado. Torne sua água potável com a segurança das bombas Exatta.

Aproveite e conheça todos os produtos da Exatta Bombas e tenha um amplo leque de opções para suas necessidades.Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.