Tratamento de esgoto: Conheça as etapas do processo

dez 19, 2022 | Tratamento de água | 1 Comentário

Para maior qualidade de vida da sociedade, a adoção de medidas sociais é imprescindível, caso do saneamento básico. Este é um conjunto de serviços de infraestrutura que englobam o abastecimento de água e o tratamento de esgoto.

Dentre essas medidas de saneamento, o tratamento de esgoto é de extrema importância. É ele que garante a qualidade de vida para a população como um todo, pois devolve a água à natureza, garantindo a preservação dos mananciais do município.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Tratamento de esgoto: Medida básica para maior qualidade de vida

Nas cidades, o esgoto doméstico é composto por toda a água e resíduos carregados pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais. Assim, todo o lixo que produzimos utilizando a água, que desce por pias, ralos e vasos sanitários são considerados esgotos. 

No Brasil, cerca de 9,1 toneladas de esgoto são geradas por dia, mas apenas 43% é coletado pelas redes de tratamento para que sejam tratados, permitindo que a água seja devolvida à natureza.

Nas cidades, o tratamento é feito em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Esses locais conseguem, por meio de processos químicos e biológicos de decomposição, tratar o esgoto.

 

Etapas do tratamento de esgoto

Você sabia que o esgoto é formado, basicamente, de 99,9 % de água e apenas 0,1% de sólidos e inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários, os quais são liberados junto com os dejetos humanos?

Mesmo assim, o tratamento de esgoto é uma grande necessidade para a proteção da saúde e para a preservação do meio ambiente. O esgoto contaminado polui rios, lagos, represas e mares e tem potencial de causar doenças, como a esquistossomose, leptospirose e cólera.

Dessa forma, nas Estações de Tratamento de Esgoto são realizados diversos processos que vão tratar a água poluída e devolvê-la ao meio ambiente em forma de água tratada.

As principais etapas do processo de tratamento de esgoto são:

 

Gradeamento

Nessa etapa inicial, há a retenção de resíduos sólidos grandes. Para isso, há o uso de grades com espaçamentos entre cinco e dez centímetros. Esse processo serve como uma primeira filtragem para facilitar a condução do esgoto por meio de bombas e tubulações.

 

Desaneração 

Responsável pela separação dos organismos menores, dos organismos maiores. A areia vai para o fundo de um tanque e o material orgânico permanece na superfície.

 

Decantador primário 

Há o uso de tanques que misturam o material orgânico sólido para sedimentá-lo, até assumir a forma de lodo.

 

Peneira rotativa 

Neste processo, o material sólido é submetido a uma espécie de peneira que serve como uma nova filtragem e separação para que o líquido seja armazenado em caçambas.

 

Tanque de aeração 

Nestes tanques, a matéria serve de alimento para microorganismos através de um processo químico que converte resíduos orgânicos em gás carbônico.

 

Decantador secundário 

Tanques separam sólidos em suspensão através de sedimentação e reduzem mais matéria sólida em lodo.

 

Adensamento do lodo 

Neste procedimento, o lodo é filtrado para reduzir o volume de água para transparecer o material sólido, que por sua vez é submetido a outros processos de filtragem.

 

Digestão anaeróbica 

Toda a matéria em forma de lodo é estabilizada por meio de processo químico específico, incluindo a eliminação de bactérias e gases nocivos, além de ser reutilizado também como adubo.

 

Condicionamento químico do lodo

A matéria passa por dois processos: coagulação e desidratação.

 

Filtro prensa de placas

O lodo é então filtrado através de placas prensadas que fazem todo o líquido restante ser eliminado.

 

Secador térmico 

Por fim, o lodo restante é submetido à evaporação através de altas temperaturas, eliminando significativamente mais líquido.

Após a remoção de todos os poluentes através destes processos químicos, físicos e biológicos, a água tratada pode ser finalmente reutilizada para fins industriais ou agrícolas, não sendo ainda considerada água potável. 

Por isso, mesmo após o tratamento de esgoto, a água resultante não é indicada para beber, a não ser que ocorra a utilização de filtros específicos ou então que ela seja fervida antes.

 

A turbidez da água é outro problema que merece tratamento. Confira este artigo e saiba como tratar a turbidez.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

2.4/5 - (7 votos)

1 Comentário

  1. Heitor Birello

    É um processo complexo mas eficaz no tratamento dos dejetos humano , a sequencia do tratamento segue uma etapa
    logica para um resultado positivo e confiável , qual o produto químico que é utilizado para eliminar bactérias e vírus que garante 100 % no tratamento. grato

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *