A água sempre foi o nosso bem mais precioso. As comunidades rurais e áreas remotas sempre conseguiam o recurso retirando-o de rios, córregos e poços. Mas, com o avanço das áreas urbanas, nem essas regiões estão livres da necessidade de tratamento de água.
Com o crescimento das cidades, a água usada em comunidades rurais, que antes era naturalmente potável, hoje precisa de tratamento, principalmente por ser uma fonte de contaminação.
No texto, entenda mais sobre a importância do tratamento de água na zona rural e em áreas remotas, assim como as principais dificuldades e as soluções para os problemas. Acompanhe!
Tratamento de água em áreas rurais e remotas: entenda a importância
Na área urbana, a água utilizada para consumo é devidamente tratada e fornecida por empresas de saneamento básico. No entanto, no meio rural ou em áreas remotas, sempre foi comum usar água de córregos, rios, minas e poços artesianos.
Por muito tempo, ao tirar a água da fonte, o usuário tinha a certeza que estava acessando uma água pura e de qualidade.
No entanto, as coisas mudaram e, muitas vezes, essa água passou a ser fonte de contaminação, com impurezas vindas de pontos desconhecidos, podendo trazer riscos à saúde dessas comunidades.
Para evitar maiores problemas de saúde, é necessário promover o tratamento, garantindo a potabilidade e deixando-a livre de contaminação.
Apesar da necessidade, muitos são os desafios
No Brasil, garantir o consumo de uma água tratada e de maior qualidade para a zona rural e áreas remotas não é uma tarefa fácil, por uma série de motivos, dentre os quais merecem destaque:
Um dos fatores que mais mostram a desigualdade social do nosso país é a dificuldade de acesso aos serviços de saneamento básico, com poucos investimentos nessa área para regiões remotas.
Infraestrutura falha
A maior parte das casas em zonas rurais está distante de centros urbanos. Consequentemente, a infraestrutura de tratamento e transporte da água potável não chega a essas áreas, pelo acesso difícil e custoso.
Moradias irregulares
Outro agravante é que muitas das moradias localizadas na zona rural/remotas são irregulares, ou seja, sem regularização fundiária.
Com isso, os loteamentos ficam impedidos, pela legislação, de receber a prestação de serviços públicos, como o saneamento público.
Diante destes desafios, é bastante importante pensar em alternativas para que essas comunidades tenham acesso aos serviços, caso do serviço de tratamento de água.
Soluções para tratamento de água em áreas rurais e remotas
O Brasil é um país com dimensões continentais, consequentemente a complexidade do tratamento de água representa um grande desafio, com todos tendo sua porção de responsabilidade.
Neste contexto, há algumas soluções alternativas que podem funcionar muito bem para oferecer uma água tratada e potável para áreas rurais e remotas.
Uma das soluções de tratamento de água mais comum e utilizada é a captação com posterior tratamento de água de poços.
O importante, neste caso, é tratar a água provinda do poço com base em uma análise físico-química e microbiológica completa.
Outra possibilidade importante é realizar o tratamento de águas residuais antes que elas sejam liberadas de volta ao meio ambiente. Isso garantirá que a água despejada no meio ambiente não apresenta riscos à saúde ou ao meio ambiente.
Há ainda outro método ainda em estudo, chamado de tratamento eletrolítico.
Este processo consiste na aplicação de energia elétrica em eletrodos separados, dispostos de forma paralela e inseridos na solução a ser tratada.
Com isso, há a geração de alterações de oxidação e redução em substâncias presentes na água, como microrganismos ou substâncias químicas.
Bomba dosadora EX3: A sua melhor opção para dosar químicos na água
Como vimos, o tratamento de água usada em áreas rurais e remotas é uma necessidade atual de fundamental importância. Neste tratamento, há a necessidade de dosagem de uma série de produtos, caso do cloro.
Nessa dosagem, o uso da bomba dosadora EX3, da Exatta Bombas é uma excelente aliada no tratamento de água no meio rural.
Este equipamento terá a função de liberar dosagens periódicas e exatas do cloro na água, sempre de acordo com a necessidade e com a máxima eficiência.
A EX3 é uma bomba dosadora motorizada de diafragma desenvolvida com carcaça em alumínio fundido e um mecanismo de retorno por mola, entregando dosagem em altas vazões com uma solução robusta, acessível e eficiente.
Portanto, consuma a água de um poço artesiano no meio rural sem medo. Torne sua água potável com a segurança das bombas Exatta.
Aproveite e saiba como tratar a água de poço artesiano com maior eficiência e segurança.
0 comentários