Piscinas de hotéis e resorts exigem limpeza e manutenção frequentes, pois elas têm dimensões maiores e apresentam uso coletivo intenso. Por isso, nestes estabelecimentos, o tratamento de água das piscinas demanda cuidados ainda maiores e mais rigorosos.
Felizmente, com o avanço da tecnologia, há recursos de alto nível para efetuar esse procedimento. São métodos eficazes e menos agressivos para fazer com que a água esteja constantemente limpa para uso.
Veja dicas para melhorar o tratamento de piscinas e conheça 3 ferramentas que contribuem com a manutenção das piscinas dos melhores hotéis e resorts do Brasil.
Dicas para limpeza de piscinas de hotéis e resorts
Todas as piscinas necessitam de cuidados, mas aquelas que são de uso coletivo, caso das piscinas de hotéis e resorts, exigem atenção especial. Isso porque o uso contínuo desequilibra rapidamente os parâmetros e acumula resíduos na água. É por isso que a manutenção preventiva não deve ser negligenciada.
Por essa razão, algumas dicas devem ser seguidas, tais como:
- Mantenha o entorno da piscina limpo, retirando folhas, sementes, galhos, insetos, poeira e outros itens que possam cair na água;
- Faça a medição e correção dos parâmetros da água de forma recorrente. Em horários de pico, a cada quatro horas de utilização vale observar o cloro, o PH, a alcalinidade e a temperatura, caso ela seja aquecida.
- Crie uma rotina de limpeza e manutenção das piscinas;
- Realize a manutenção de todo o maquinário, garantindo que todos os itens irão funcionar da forma correta.
Tecnologias atuais para melhor tratamento de água de piscinas de hotéis e resorts
Robôs: A limpeza da piscina totalmente automatizada
Hotéis e resorts podem se beneficiar da limpeza automatizada, realizada por robôs especiais para a tarefa.
Estes são veículos que realizam a limpeza das piscinas de diferentes tamanhos. Eles realizam um escaneamento antes de iniciar a limpeza e têm um eficaz sistema de aspiração e escovação.
Esses tipos de robôs percorrem todo o perímetro da piscina, deixando tudo limpo para receber os hóspedes. O ciclo de limpeza depende do modelo e das dimensões da piscina.
Uso da radiação ultravioleta (UV) para tratamento de água de piscinas
Uma das vantagens do tratamento ultravioleta é a redução da quantidade de cloramina, conhecida por causar irritações na pele e nos olhos dos usuários, além de poder agravar problemas respiratórios.
Ao adotar um equipamento que emite radiação UV, hotéis e resorts conseguem reduzir a concentração de microrganismos nocivos, sem deixar resíduos. Além disso, ele é capaz de eliminar microrganismos que nem mesmo o cloro é capaz de eliminar, como a giárdia.
Mesmo não substituindo o cloro, a UV é ideal para os grandes hotéis e resorts, já que reduz custos e evita a insatisfação com métodos tradicionais.
Bomba dosadora de cloro: Mantendo os níveis de cloro sempre ideais
Seja em piscinas residenciais, de clubes ou de grandes hotéis e resorts, o cloro continua sendo um dos produtos mais importantes para o tratamento da água. Mas, principalmente em piscinas de grande circulação de pessoas, o segredo é que a dosagem de cloro não seja excessiva, nem inferior ao necessário. Para isso, o uso de uma bomba de dosagem de cloro torna-se essencial.
Além de economizar, o controle da dosagem de cloro em hotéis e resorts permite a liberação do cloro líquido (hipoclorito de sódio), de maneira contínua, no momento em que a água da piscina está sendo filtrada.
Isso faz com que a concentração de cloro na água fique bem mais estável, evitando o desequilíbrio quanto à qualidade da água.
Quer saber mais? Então confira este texto e veja como a bomba dosadora pode ajudar a manter a piscina tratada o ano todo.
0 comentários