No verão, inverno, outono ou primavera, o tratamento da piscina é essencial para o bom funcionamento dela. Assim como para garantir a saúde e o bem-estar de quem curte dar um mergulho. E as bombas dosadoras são aliadas, otimizando esse processo.
Isso porque proporcionam uma limpeza constante e automatizada. Neste conteúdo, saiba tudo sobre a importância de manter a água da piscina limpa. E, também, como fazer isso de maneira eficiente com o uso desses equipamentos que dosam o cloro e outros químicos.
O uso das bombas dosadoras na limpeza das piscinas
A limpeza da piscina, incluindo o tratamento da água com as bombas dosadoras, deve ser recorrente em qualquer período do ano. Seja nos meses mais quentes ou mais amenos. E há bons motivos que comprovam essa necessidade, como publicamos em outro blog:
- Evitar a proliferação de algas e larvas,
- Garantir a economia financeira na manutenção e
- Colaborar com o meio-ambiente.
A primeira explicação é científica. A água parada na piscina se torna um grande potencial para a proliferação de doenças. Por exemplo, como explica a Universidade Federal do Rio de Janeiro: “Com a água parada, o Aedes fêmea encontra lugar propício para pôr ovos”.
O segundo ponto também é bastante direto. Afinal, é muito mais barato manter a piscina sempre limpa do que realizar tratamentos únicos ao longo do ano, que serão mais caros. Aliás, em alguns casos, é impossível renovar totalmente a água da piscina.
E a questão do meio-ambiente faz muito sentido quando se considera a não necessidade dessa renovação. A água é um bem comum cada vez mais escasso, como lembrou a Organização das Nações Unidas em seu anúncio sobre o risco iminente de falta dela no mundo.
O funcionamento das bombas dosadoras
Com isso, podemos falar do uso dos equipamentos. As bombas dosadoras têm a principal função de controlar o pH e o nível de cloro da água da piscina. Logo, se apresenta como solução para as questões apresentadas acima.
Há um padrão de funcionamento do dosador automático:
A bomba é acionada pelo diafragma, que fica em um pistão de uma bobina. A bobina é alimentada pela corrente elétrica. Quando o pistão é repelido, há uma pressão, causando o recalque do cloro pela válvula.
Ele também pode funcionar interligado em analisador de cloro, CLP ou medidor de vazão. Assim, terão a leitura das variáveis, como residuais de cloro ou vazão. É a partir disso que permite a manutenção da limpeza da água sem a interferência de operadores.
Consulte essa página para conferir as diferenças entre as bombas dosadoras de cloro.
A água da piscina precisa de cloro?
Complementando o que vimos acima sobre o cloro, considere que há recomendações para os vários usos da água. Uma delas é do Ministério da Saúde. O órgão diz que o teor mínimo é de 0,5 até no máximo 2 miligramas por litro de cloro residual livre na piscina.
Dentro desse parâmetro, considere que o uso do cloro é uma das melhores formas de tratar a água. Isso porque as dosagens e frequências corretas fazem da substância uma aliada para eliminar as impurezas e impedir o surgimento ou crescimento de microrganismos.
A Associação Brasileira da Indústria de Cloro Álcalis e Derivados menciona duas vantagens na utilização desse químico no tratamento:
- + Eficiência operacional e
- + Custo-benefício.
A questão da eficiência se justifica porque o cloro mantém seu residual na água, evitando as contaminações. É diferente do ozônio e do ultravioleta, que não os mantém, exigindo uma aplicação contínua de controle.
Já do lado do custo, o tratamento com cloro se torna um dos com melhor custo-benefício. Afinal, o produto pode ter resultados até 15 vezes mais barato. Principalmente porque existem modelos de bombas dosadoras ideais para cada tipo de aplicação.
Mas, para se obter essas vantagens, é preciso ter a certeza de que não há cloro demais na piscina. Como? A partir de um equipamento que garanta o tratamento correto, com base no que é permitido. Assim, evita-se cloro de menos ou a supercloração.
As vantagens das bombas dosadoras de cloro
As bombas dosadoras são excelentes opções para manter o tratamento da piscina em dia. Elas permitem manter a diversão saudável. E fazem isso de modo automatizado: liberam cloro líquido de maneira contínua, quando a água está sendo filtrada.
Essa atividade faz com que a concentração da substância fique mais estável. Logo, evita a ocorrência de desequilíbrio. E, tanto para piscinas residenciais quanto para parques aquáticos, esses equipamentos oferecem diversas vantagens.
Mantém a água sempre limpa e saudável
Isso é possível graças ao sistema capaz de dosar a quantidade certa de cloro. Além de combater agentes que podem causar perigos à saúde.
Automatiza o tratamento na piscina
Tratar a água da piscina demanda trabalho. Com o uso das bombas dosadoras, esse processo se torna automatizado. Já que o próprio equipamento faz a leitura da qualidade da água e procede com a adição da quantidade e constância correta dos químicos.
Gera maior economia financeira
A bomba dosadora de cloro tem como função controlar a concentração do elemento na água. Logo, isso também evita o desperdício dela. O resultado é que o consumo será feito de modo consciente e sustentável.
Garante mais segurança na limpeza
Esse equipamento traz mais segurança para o responsável pela limpeza das piscinas. Isso porque não há necessidade de ter contato direto com os compostos químicos. O próprio aparelho verifica a qualidade da água e libera a quantidade adequada de cloro.
Bombas dosadoras de cloro é na Exatta Bombas
A partir dessas vantagens, fica mais fácil observar que, com o auxílio de bombas dosadoras, a piscina estará sempre limpa e com a água tratada. Haverá mais segurança com relação à prevenção de contaminações, assim como a certeza da qualidade do serviço.
Para conferir os melhores equipamentos do mercado, acesse nosso catálogo de produtos. Somos referência na fabricação das bombas dosadoras há mais de 2 décadas e com mais de 200 mil unidades comercializadas. Clique na imagem abaixo e saiba mais.
0 comentários