Bombas dosadoras: Importância nas fases de tratamento de água nas indústrias

nov 16, 2022 | Bomba dosadora, Exatta bombas, Tratamento de água | 0 Comentários

Bombas dosadoras são equipamentos amplamente utilizados nos processos industriais, como já falamos em nosso blog. Mas, você sabia que esses equipamentos são essenciais em muitas fases do tratamento de água nas indústrias?

Utilizadas em diversas aplicações, nos mais variados segmentos industriais, as bombas dosadoras são, também, essenciais para tratamento e desinfecção de água e efluentes.

Por isso, convidamos você a entender qual é a importância e as aplicações das bombas dosadoras nas fases de tratamento de água nas indústrias.

 

Bombas dosadoras: Muitas aplicações dentro de uma indústria

Nos vários segmentos industriais é comum encontrar diferentes tipos de processos de bombeamento. Eles contribuem para a produção de um determinado produto/insumo ou para garantir a sustentabilidade do sistema produtivo.

O uso das bombas dosadoras na indústria permite um ajuste fino, tornando o processo de dosagem o mais preciso possível, no menor intervalo de tempo.

Sendo assim, nas indústrias, as bombas são utilizadas na automatização do controle dos mais diversificados processos de dosagem química.

E, essas bombas são também utilizadas em estações de tratamento de água (ETA) e de efluentes (ETE), atendendo às exigências de higiene e segurança em diversos setores industriais.

 

Por que usar Bombas dosadoras em estações de tratamento de água industrial?

Assim como ocorre em estações de tratamento de água de cidades, o tratamento de água e de efluentes decorrentes de processos industriais também demandam inúmeras etapas para que o resultado seja satisfatório.

O que ocorre é que, em algumas fases deste tratamento, há a necessidade de dosagem de vários produtos químicos agressivos, como acontece durante a fase de coagulação, por exemplo.

Nestes processos, coagulantes como o sulfato de alumínio e o cloreto férrico são constantemente adotados. Eles são utilizados conforme a quantidade de fluido a ser tratado. 

Há, inclusive, o uso de outros químicos ao longo das etapas, caso do cloro, cal (óxido de cálcio), soda (hidróxido de sódio), ácido fluossilícico, entre outros.

Por possuírem alta toxicidade, alguns destes produtos exigem um rígido controle da dosagem para garantir a segurança de operadores, além do atendimento aos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos competentes.

Por sorte, já há diversos equipamentos e sistemas que permitem a automatização de cada fase do processo de tratamento de água. 

As bombas dosadoras, por exemplo, são indispensáveis nas estações de tratamento de água e efluentes das grandes indústrias com ampla capacidade de tratamento.

 

Vantagens do uso das bombas dosadoras para a indústria

Para automatizar o processo de dosagem de produtos químicos nas diferentes etapas do tratamento da água e de efluentes, as bombas dosadoras são a melhor opção.

Elas figuram como um dos equipamentos na garantia de segurança e confiabilidade de todo o processo. Cabe às bombas dosadoras: 

  • Levar maior precisão à dosagem dos diferentes produtos químicos; 
  • Reduzir os riscos de contaminação; e 
  • Não comprometer a segurança dos operadores, impedindo o contato deles com produtos tóxicos. 

De fato, são muitos os motivos que fazem com que uma bomba dosadora seja tão importante, com destaque para a economia, ganho em eficiência, redução dos custos operacionais e segurança.

 

Aplicações em estações de tratamento industriais

As aplicações em plantas industriais, para tratamento e desinfecção de água e efluentes, envolvem diversos processos de dosagem química. Eles exigem cada vez mais precisão, indo além de aplicações para controle de pH.

Assim, as bombas dosadoras em estações de tratamento industrial são necessárias para os seguintes procedimentos e aplicações:

  • Dosagem e recirculação de leite de cal;
  • Dosagem de hipoclorito de sódio ou potássio para os processos de desinfecção;
  • Dosagem de hidróxido ou bissulfito de sódio no ajuste de pH;
  • Injeção de cloreto férrico, essencialmente na etapa primária do tratamento;
  • Adição de flúor e carbono ativado no fornecimento de água para melhorar a qualidade da água para consumo;
  • Aplicação de permanganato de potássio para processos de desinfecção e oxidação.

Dessa forma, se você quer levar o máximo de eficiência para a dosagem de produtos químicos na sua estação de tratamento, aconselhamos investir nas bombas dosadoras da Exatta Bombas.

Com 20 anos de experiência, a Exatta Bombas atua no desenvolvimento e fabricação das melhores Bombas Dosadoras do mercado. Isso tudo com soluções de alta tecnologia, que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade.

Acesse o site da Exatta Bombas e tenha as melhores bombas para levar eficiência à estação de tratamento da sua indústria.

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.