Entenda a real importância da manutenção da bomba dosadora

fev 25, 2022 | Bomba dosadora | 0 Comentários

A bomba dosadora é um equipamento costumeiramente utilizado em uma variada gama de necessidades, desde a cloração de piscinas até o uso em estações de tratamento de água.

Por ser um equipamento regularmente utilizado, é essencial garantir o bom funcionamento de seus mecanismos e dispositivos, exigindo por isso, uma manutenção preventiva.

Assim, para que os processos não parem e gerem danos e preocupações à atividade, convidamos você a entender melhor sobre a importância da manutenção da bomba dosadora, assim como dicas para realizar esse procedimento da melhor forma. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O que é uma bomba dosadora?

A bomba dosadora é um equipamento que tem a função de realizar a dosagem exata de uma certa quantidade de fluido, sempre com a máxima precisão. 

Por essa característica, a bomba é utilizada em muitas necessidades, tais como sistemas de tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais que exigem a injeção de produtos químicos.

Nestes sistemas, a dosagem com precisão é algo extremamente importante, cabendo à bomba dosadora garantir que o sistema possa trabalhar com o máximo de eficiência.

Para isso, este equipamento deve possuir grande flexibilidade, permitindo que ela seja operada em diversos processos. Também é importante garantir seu funcionamento contínuo, que exige uma correta manutenção.

 

Manutenção da bomba dosadora: Por que é tão importante?

Em qualquer equipamento, a manutenção é essencial. Ela objetiva prever quaisquer falhas que estes possam apresentar. O mesmo cuidado deve ocorrer com uma bomba dosadora, com a manutenção sendo exigida para evitar prejuízos, seja por quebra da própria bomba ou por problemas relacionados à alguma peça, ou peculiaridade do equipamento.

Ao priorizar a manutenção da bomba, o operador consegue cumprir o trabalho de uma maneira muito mais confiável. A manutenção permite realizar reparos programados, tais como a troca de peças ou algum componente importante para o funcionamento do equipamento.

Assim, fica fácil entender: para prevenir ou detectar quaisquer problemas, é aconselhável realizar a manutenção da bomba dosadora quanto antes. 

 

Tipos de manutenção que sua bomba dosadora pode ter

O procedimento de manutenção da sua bomba dosadora deve sempre ser realizado por um profissional que tenha capacitação para isso. Esse profissional irá realizar a manutenção de três formas diferentes, sendo elas:

  • Manutenção preventiva: tem a função de atuar na prevenção de reparações. Para isso, são realizadas avaliações, ajustes, limpezas, identificação de mau funcionamento e outros;
  • Manutenção preditiva: analisa o comportamento da bomba dosadora, prevendo eventuais problemas;
  • Manutenção corretiva: utilizada quando já foram detectados problemas e paralisações nos equipamentos, atuando tanto na apuração quanto na solução da causa do problema.

Para que os prejuízos sejam os menores possíveis, o ideal é sempre agir preventivamente. Também é importante realizar um constante monitoramento, objetivando identificar desgastes naturais das peças.

 

Como realizar a manutenção de bombas dosadoras?

Como já ressaltado, a manutenção da bomba dosadora deve sempre ser realizada por um profissional capacitado. Mas a modo de curiosidade, veja como a manutenção deste equipamento é realizada:

Antes de iniciar a manutenção, há a necessidade de desligar a instalação, desconectando-a da tensão elétrica. Também é importante verificar se o equipamento está despressurizado. 

A seguir é feita uma análise dos componentes da bomba dosadora. Com o profissional capacitado devendo trocar os componentes desgastados. São inspecionados filtros, vedações, válvulas de retenção, injeção e mangueiras.

Esse cuidado faz com que a bomba dosadora tenha maior vida útil. Também evita que paradas inesperadas ocorram. 

Importante lembrar que o intervalo de substituição de componentes da bomba dosadora é variável, dependendo da agressividade do produto químico. Por isso, consulte os especialistas da Exatta Bombas para saber qual a melhor compatibilidade entre produto químico e o material da bomba dosadora.

Com essa informação, o profissional irá realizar a desmontagem e renovação das peças conforme o tipo e duração da aplicação. Por isso, é muito importante considerar o regime de trabalho da bomba e quais fluidos são operados nela. 

Além disso, durante o procedimento de manutenção, o profissional responsável pela bomba dosadora também terá a função de averiguar a limpeza da bomba.

Por fim, é sempre importante procurar um bom fabricante de bombas dosadoras. Ela deve saber exatamente quais são as necessidades do seu negócio e oferecer a bomba que mais se adequa às necessidades.

Neste caso, a Exatta Bombas oferece um leque amplo de opções para todas as necessidades da sua empresa.

Quer saber mais sobre esse importante tema? Então conheça a importância da manutenção preventiva da sua bomba dosadora.

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.