Sistema de tratamento de efluente industrial personalizado: Como ele ajuda sua empresa?

ago 22, 2022 | Bomba dosadora, Bomba peristáltica, Exatta bombas, Tratamento de água | 0 Comentários

Em qualquer empresa, a geração de efluentes está intimamente ligada à sua capacidade de produção. Exatamente por isso, é dever de cada empresa adotar um tratamento de efluente industrial personalizado à sua necessidade.

Ao adotar processos específicos para tratamento do efluente industrial, a empresa consegue se adequar às normas e regulamentações vigentes que oferecem as diretrizes para o despejo do efluente em rios e/ou recuperá-lo como água de reuso.

Mas, as razões para investir em um sistema personalizado vão muito além. Assim, entender porque adotar um sistema de tratamento de efluente industrial personalizado é fundamental, para que assim, a empresa dê a devida importância ao tratamento do efluente gerado.

 

Tratamento de efluentes industriais: depende de muitas características

De forma geral, os efluentes gerados por ambientes industriais são bastante distintos e dependem do sistema de produção de cada empresa. 

Há muitas variações quanto ao volume gerado, ramo de atuação da indústria, operação e processos realizados, a matéria-prima mais utilizada é a toxicidade do efluente. 

Consequentemente, o efluente terá propriedades específicas que vão variar conforme o tipo de empresa, podendo apresentar:

  • Sólidos em suspensão em maior ou menor concentração; 
  • Com ou sem coloração; 
  • Contaminantes orgânicos ou inorgânicos; 
  • Elevadas temperaturas ou com temperaturas muito baixas;
  • Mau cheiro em excesso;
  • Formação ou não de gases, etc

São essas características, além do destino do efluente (despejo no corpo receptor ou reuso), que vão definir o tipo de tratamento mais adequado.

Dessa forma, cabe à empresa considerar todas essas características e assim definir o sistema de tratamento de efluente industrial personalizado às necessidades em específico.

 

Principais manejos e processos adotados para tratar efluentes industriais

Como ressaltado anteriormente, é objetivo da empresa escolher quais são os tratamentos ideais e mais adequados ao efluente gerado pelos processos produtivos. Mas existem alguns tratamentos principais, dentre os quais estão:

  • Filtração: utilizada visando remover partículas por meio da filtragem com algum material poroso, como, por exemplo, a areia com granulometria específica;
  • Decantação: este processo tem a função de separar dois líquidos ou um líquido de um sólido, tomando como base a diferença de densidade entre eles. Neste processo, o efluente fica em repouso e as partículas sólidas se depositam no fundo do recipiente;
  • Flotação: é o processo contrário da decantação. Nele, a adição de substâncias químicas faz com que as partículas sólidas se desprendem do efluente e flutuam até a superfície;
  • Tratamento Biológico: este processo é feito em reatores ou lagoas contendo microrganismos, responsáveis por decompor a matéria orgânica presente no efluente;
  • Desinfecção: utilização de substâncias químicas (como o cloro), a fim de oxidar a matéria orgânica e eliminar microrganismos prejudiciais à saúde, como os coliformes.

 

Por que utilizar um tratamento de efluente industrial personalizado à sua empresa?

Não nos restam dúvidas, os cuidados relacionados à questão ambiental são imprescindíveis no planejamento empresarial de qualquer empresa, e o tratamento de efluentes é parte central disso tudo.

Por meio de diferentes técnicas, mas que sejam personalizadas a cada processo, é possível adequar a empresa às leis ambientais, com a certeza de destinação correta dos efluentes. 

Mas, o uso de tratamento de efluente personalizado para sua empresa garante muitos outros benefícios, tais como:

  • Possibilidade de redução no consumo de água na indústria, principalmente em decorrência do reuso;
  • Melhora na qualidade do descarte de efluentes em rios, contribuindo para a sustentação do meio ambiente;
  • Maior estabilidade da operação industrial;
  • Significativos ganhos em sustentabilidade, melhorando a imagem da empresa perante o mercado consumidor e possíveis investidores, aumentando as oportunidades de novos negócios;
  • Maior flexibilidade no reaproveitamento da água, dando a ela a possibilidade de ser usada não apenas nos processos industriais, mas também em processos de irrigação em regiões próximas.

Dessa forma, é importante adotar as melhores soluções que garantam um tratamento de efluente industrial personalizado às necessidades específicas da sua empresa. Afinal, cada sistema de tratamento é indicado para um tipo de indústria e um tipo de efluente, cabe a você escolher o seu!

 

Acesse o blog da Exatta e saiba muito mais sobre o tratamento de água e de efluentes industriais.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.