Em qualquer empresa, a geração de efluentes está intimamente ligada à sua capacidade de produção. Exatamente por isso, é dever de cada empresa adotar um tratamento de efluente industrial personalizado à sua necessidade.
Ao adotar processos específicos para tratamento do efluente industrial, a empresa consegue se adequar às normas e regulamentações vigentes que oferecem as diretrizes para o despejo do efluente em rios e/ou recuperá-lo como água de reuso.
Mas, as razões para investir em um sistema personalizado vão muito além. Assim, entender porque adotar um sistema de tratamento de efluente industrial personalizado é fundamental, para que assim, a empresa dê a devida importância ao tratamento do efluente gerado.
Tratamento de efluentes industriais: depende de muitas características
De forma geral, os efluentes gerados por ambientes industriais são bastante distintos e dependem do sistema de produção de cada empresa.
Há muitas variações quanto ao volume gerado, ramo de atuação da indústria, operação e processos realizados, a matéria-prima mais utilizada é a toxicidade do efluente.
Consequentemente, o efluente terá propriedades específicas que vão variar conforme o tipo de empresa, podendo apresentar:
- Sólidos em suspensão em maior ou menor concentração;
- Com ou sem coloração;
- Contaminantes orgânicos ou inorgânicos;
- Elevadas temperaturas ou com temperaturas muito baixas;
- Mau cheiro em excesso;
- Formação ou não de gases, etc
São essas características, além do destino do efluente (despejo no corpo receptor ou reuso), que vão definir o tipo de tratamento mais adequado.
Dessa forma, cabe à empresa considerar todas essas características e assim definir o sistema de tratamento de efluente industrial personalizado às necessidades em específico.
Principais manejos e processos adotados para tratar efluentes industriais
Como ressaltado anteriormente, é objetivo da empresa escolher quais são os tratamentos ideais e mais adequados ao efluente gerado pelos processos produtivos. Mas existem alguns tratamentos principais, dentre os quais estão:
- Filtração: utilizada visando remover partículas por meio da filtragem com algum material poroso, como, por exemplo, a areia com granulometria específica;
- Decantação: este processo tem a função de separar dois líquidos ou um líquido de um sólido, tomando como base a diferença de densidade entre eles. Neste processo, o efluente fica em repouso e as partículas sólidas se depositam no fundo do recipiente;
- Flotação: é o processo contrário da decantação. Nele, a adição de substâncias químicas faz com que as partículas sólidas se desprendem do efluente e flutuam até a superfície;
- Tratamento Biológico: este processo é feito em reatores ou lagoas contendo microrganismos, responsáveis por decompor a matéria orgânica presente no efluente;
- Desinfecção: utilização de substâncias químicas (como o cloro), a fim de oxidar a matéria orgânica e eliminar microrganismos prejudiciais à saúde, como os coliformes.
Por que utilizar um tratamento de efluente industrial personalizado à sua empresa?
Não nos restam dúvidas, os cuidados relacionados à questão ambiental são imprescindíveis no planejamento empresarial de qualquer empresa, e o tratamento de efluentes é parte central disso tudo.
Por meio de diferentes técnicas, mas que sejam personalizadas a cada processo, é possível adequar a empresa às leis ambientais, com a certeza de destinação correta dos efluentes.
Mas, o uso de tratamento de efluente personalizado para sua empresa garante muitos outros benefícios, tais como:
- Possibilidade de redução no consumo de água na indústria, principalmente em decorrência do reuso;
- Melhora na qualidade do descarte de efluentes em rios, contribuindo para a sustentação do meio ambiente;
- Maior estabilidade da operação industrial;
- Significativos ganhos em sustentabilidade, melhorando a imagem da empresa perante o mercado consumidor e possíveis investidores, aumentando as oportunidades de novos negócios;
- Maior flexibilidade no reaproveitamento da água, dando a ela a possibilidade de ser usada não apenas nos processos industriais, mas também em processos de irrigação em regiões próximas.
Dessa forma, é importante adotar as melhores soluções que garantam um tratamento de efluente industrial personalizado às necessidades específicas da sua empresa. Afinal, cada sistema de tratamento é indicado para um tipo de indústria e um tipo de efluente, cabe a você escolher o seu!
Acesse o blog da Exatta e saiba muito mais sobre o tratamento de água e de efluentes industriais.
0 comentários