Saiba como escolher uma bomba dosadora para suas necessidades

dez 10, 2021 | Bomba dosadora | 0 Comentários

Com a função de dosar determinada quantidade de produtos químicos dentro de um sistema, a bomba dosadora é um equipamento imprescindível em uma variada gama de necessidades, desde a cloração de piscinas até o tratamento da água em estações de tratamento.

Porém, mesmo sendo um equipamento amplamente necessário, a escolha da bomba dosadora não é uma tarefa muito simples, já que muitos são seus tipos, padrões de qualidade e exigência dos produtos a serem dosados.

Por isso, a dúvida sobre a bomba dosadora que mais se adeque às necessidades é recorrente entre empresas. Veja então o que são as bombas dosadoras e quais são os pontos que precisam ser considerados na escolha do equipamento mais adequado. 

 

Bomba dosadora: função de dosar o fluido com frequência e precisão

Toda bomba dosadora é um equipamento devidamente projetado para realizar a dosagem de uma quantidade exata de fluido, sempre com alta precisão. Esse tipo de bomba é utilizado em sistemas de tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais para injeção de produtos químicos.

A aplicação da dosagem ideal é algo extremamente importante em todos esses sistemas, cabendo à bomba dosadora ajudar para que todo sistema possa trabalhar de uma melhor e mais eficiente forma.

Além do mais, a bomba dosadora possui grande flexibilidade, permitindo que ela seja operada em diversos processos, sendo inclusive a melhor opção em vários casos.

 

Como escolher a bomba dosadora ideal de acordo com a necessidade?

Para isso, alguns pontos precisam ser melhores entendidos e gerenciados durante a escolha da bomba dosadora mais adequada:

 

  • Qual produto será dosado?

Essa deve ser a preocupação inicial durante a escolha. Se o fluido a ser dosado for equivalente à água, não há necessidade de preocupação. Mas se o fluido apresentar densidade, viscosidade e/ou temperatura específicas, é melhor ter uma atenção especial na especificação do equipamento. 

Além disso, se o fluido for inflamável, tóxico, corrosivo ou abrasivo, será necessário ter uma bomba que atenda essa necessidade. Isso evita a corrosão e, consequentemente, desgaste precoce da bomba. 

 

  • Qual será a precisão necessária?

Toda bomba dosadora geralmente apresenta grande precisão, mas uma questão a ser respondida é: a bomba a ser escolhida suportará a dosagem exigida? 

Neste caso, vale verificar as seguintes características do sistema onde a bomba dosadora será adotada:

  • Vazão pretendida (geralmente expressa em litros/hora); 
  • Pressão da rede (geralmente expressa em bar) ou altura do reservatório;

Com estas definições, conseguimos selecionar o melhor modelo que atenda a demanda de dosagem do sistema em questão.

 

  • Qual preço você pretende pagar pela bomba dosadora? 

O preço é, certamente, um fator de escolha importante para qualquer equipamento. Mas, se os valores variam mais que 30%, é melhor se preocupar! Além do preço, é importante que você avalie tecnicamente a qualidade dos produtos e, se necessário, a recomendação é fazer uma equalização técnica.

 

Bombas dosadoras Exatta Bombas: amplo portfólio de possibilidades

Com grande experiência na área, a Exatta Bombas é referência nacional na fabricação de bombas dosadoras, tendo uma experiência adquirida de 18 anos. No portfólio da Exatta, há um leque de bombas dosadoras capaz de atender necessidade:

EX série analógica – utilizada para realizar a dosagem de produtos químicos para tratamento de água em poços, piscinas, caldeiras, torres de resfriamento entre outros. Possui ainda dupla escala de potenciômetro para facilitar a operação;

Bomba dosadora Série Analógica EX | Exatta Bombas

Bomba dosadora EX

 

EXD série digital – apresenta excelente custo/benefício, com características ideais para aplicações que exijam qualidade e automação no processo de tratamento. Por ser digital, essa série identifica a falta de fluido e desliga automaticamente.

Apresenta ainda teclado de membrana e display em LCD que facilitam a configuração do equipamento.

Bomba Dosadora EXD | Exatta Bombas

Bomba Dosadora EXD

 

EXD PLUS série digital – Dentro do portfólio da Exatta Bombas, esse é o modelo mais completo, com características ideais para processos de automação com dosagens proporcionais, pois corrige de forma automática a quantidade de fluido a ser dosada.

bomba dosadora de cloro - Modelo EXD Plus

Bomba dosadora EXD Plus

EX3 – Essa série de bombas é projetada para entregar dosagem em altas vazões com uma solução robusta, acessível e eficiente.

Bomba dosadora EX3

Bomba dosadora EX3

 

EXPH – Bomba com instrumento de medição de PH que permite programar e alterar facilmente um pH alvo, dosando o produto químico de forma proporcional.

Bomba dosadora EXPH

Bomba dosadora EXPH

 

Além disso, possui assistência técnica ágil, reposição de peças com pronta entrega, qualidade e eficiência são totalmente asseguradas pela Exatta Bombas. 

Continue acompanhando o blog da Exatta Bombas e saiba tudo sobre bombas dosadoras e suas muitas possibilidades.

Baixe nosso catálogo e fique por dentro de todos os modelos de bombas dosadoras disponívels que a Exatta Bombas oferece! | Receber Material | Exatta Bombas

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.