Como automatizar a dosagem de medicamentos em granjas?

fev 7, 2023 | Bomba dosadora, Dosador de cloro | 0 Comentários

Na produção animal, a automação de variados processos está se tornando cada vez mais comum e difundida. Um exemplo bastante interessante é a adoção de sistemas automatizados na promoção da dosagem de medicamentos em granjas.

Em granjas de aves e suínos, o uso de medicamentos colabora com a manutenção da qualidade e desempenho de todo o plantel, sendo o manejo correto fundamental para resultados mais efetivos.

O mais interessante é que, ao automatizar o processo, as granjas poderão elevar a precisão e a segurança no momento da adição e também no acompanhamento da dosagem de medicamentos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Dosagem de medicamentos em granjas: a água é a melhor opção

Em granjas, avicultores e suinocultores têm total ciência que a correta dosagem de medicamentos é de fundamental importância para a manutenção da qualidade e do desempenho dos animais.

Geralmente, estes medicamentos têm ação profilática ou curativa e ocorrem via água de beber ou administrada via ração dos animais. Mas, em granjas mais modernas e tecnificadas, a dosagem via água de beber tem crescido bastante.

Este crescimento se justifica, em parte, pela mudança na legislação sobre o uso de fármacos terapêuticos em fábricas de rações, que tem exigido certificações especiais para a manipulação destes produtos terapêuticos.

Além disso, a dosagem de medicamentos via água propicia o tratamento de somente parte deles, o que seria difícil na medicação administrada via ração. 

Já do ponto de vista técnico, muitos medicamentos quando administrados via água de beber atingem níveis teciduais mais altos. Consequentemente há um aumento da eficiência da droga utilizada e maior saúde dos animais.

 

Automação da dosagem de medicamentos: benefícios em muitas vertentes

A dosagem de medicamentos em granjas via água de bebida é um manejo que garante uma série de benefícios.

O principal benefício dessa automação é saber que os medicamentos estão sendo dosados na sua quantidade correta, considerando a quantidade de água e de animais a serem medicados na granja. 

Outro benefício é que a automação recorre a equipamentos de fácil instalação e uso, além de baixa necessidade de manutenção. 

O único detalhe que o responsável pela granja deve ter é realizar a dosagem de medicamentos dentro da granja com base em alguns parâmetros, tais como:

  • Número de animais a serem tratados dentro da granja;
  • Peso médio do lote;
  • Dose recomendada pelo médico veterinário em mg/Kg;
  • Quantidade do princípio ativo do produto em cada embalagem.

Também é imprescindível que os responsáveis conheçam o consumo diário de água do lote de animais que receberão a medicação. No entanto, essa é uma medida que nem sempre é obtida de uma forma mais fácil. 

Para isso, investir na automação, que é o caso do uso da bomba dosadora, representa um avanço bastante importante.

 

Tecnologias específicas facilitam a dosagem de medicamentos em granjas

Para que seja possível garantir a eficiência da dosagem de medicamentos dos animais de uma granja via água de bebida, são necessárias pequenas alterações, principalmente no sistema hidráulico da granja. 

De forma geral, estas alterações não demandam um investimento financeiro elevado. A maioria dos projetos de novas unidades criadoras já contempla a possibilidade do uso de medicação por esta via. 

Mas, se a granja busca ainda mais eficiência, ela deve investir na automação deste processo. Para isso existem no mercado equipamentos que propiciam a mistura do medicamento em proporções pré-estabelecidas na água de bebida, facilitando o manejo e a dosagem de medicamentos na granja. 

Estes equipamentos são chamados de dosadores automáticos, que usam bombas dosadoras específicas.

Neste sentido, a Bomba Dosadora EXD Plus, fabricada pela Exatta Bombas, é a representante da automação para granjas. Ela é capaz de realizar a correta dosagem de medicamentos para a granja com grande eficiência. 

Grande representante da automação, a EXD Plus permite fazer uma compensação da dosagem de medicamentos mediante uma correta leitura da vazão de água, que é realizada por um hidrômetro que identifica a quantidade de água que passa pela rede. 

Com este equipamento, a dosagem de medicamentos será feita sempre conforme o volume de água que passa pela rede, evitando a liberação de mais ou menos medicamentos para a granja.

Com alto padrão construtivo, essa bomba dosadora possui uma assistência técnica ágil, com reposição de peças a pronta entrega. Possui ainda 12 meses de garantia e a máxima qualidade conquistada em 20 anos de experiência.

 

Convidamos você a conhecer muito mais sobre as nossas bombas dosadoras e suas muitas possibilidades. Acesse o blog da Exatta Bombas e saiba mais.

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *