Galvanização: conheça essa aplicação das bombas dosadoras

fev 26, 2024 | Bomba dosadora | 0 Comentários

A galvanização é um processo industrial de revestimento de peças com aplicação de uma camada protetora de metais. Os produtos químicos e suas concentrações variam conforme o objetivo. Por isso, o uso das bombas dosadoras faz sentido: automatizam o processo.

E geram mais segurança aos envolvidos, que não precisam estar em contato com os contaminantes tóxicos. Logo, independente da finalidade dessa atividade, contar com equipamentos tecnológicos é muito interessante para alcançar melhores resultados.

Neste blog, entenda o que é a galvanização, tão comum na indústria. E descubra também como as bombas dosadoras tornam o tratamento químico mais eficiente e seguro!

O que é galvanização

Galvanização ou galvanoplastia é o tratamento de superfícies, no qual um tipo de metal é depositado em um substrato. Através da redução química ou eletrolítica (energia elétrica) cria-se uma camada protetiva, que traz melhor condutividade e capacidade de solda.

A diferença é que a galvanização acontece por meio de eletrólise em meio aquoso, sendo que a peça é totalmente coberta pelo metal. Enquanto na galvanoplastia, os itens são cobertos com metais como cádmio, crômio, níquel, zinco, estanho e até ouro, entre outros.

Ambos os processos possuem um mesmo objetivo: proteger uma peça, geralmente metálica, contra corrosão. O que acontece com a criação de um novo revestimento, advindo de outro metal. Essa “película” impede a interação do metal da peça com o ar e a umidade.  

Além da proteção, vale dizer que há outros benefícios nesse procedimento. Por exemplo, na uniformidade do objeto, que passa a ter limpeza facilitada e com menos chances de riscos, avarias ou danos. O aspecto visual melhora, tornando-se mais agradável, também.

Mesmo com as diferenças no processo, galvanização e galvanoplastia acontecem em etapas parecidas:

  1. Pré-tratamento: preparação da peça que vai receber o tratamento;
  2. Tratamento: banho de metais para criar a fina camada metálica;
  3. Pós-tratamento: processo de lavagem com água quente ou fria.

Neste blog, a ideia é falar da segunda etapa. Afinal, é a parte mais perigosa para os envolvidos e a que mais exige atenção. A boa notícia é que o uso de bombas dosadoras facilita o trabalho, aumenta a segurança e torna o processo mais eficiente. Veja abaixo.

As bombas dosadoras na galvanização

As bombas dosadoras na galvanização

De maneira resumida, podemos concluir que o uso das bombas dosadoras permite o banho de galvanização com a dose certa dos químicos que serão usados. O que acontece com muita eficiência em todos os processos. Entre eles:

  • Zincagem: banho de zinco em peças de ferro ou aço;
  • Prateação: banho de prata em anel feito de alumínio;
  • Cromagem: banho de cromo em um para-choque de ferro de carro.

Sendo assim, esses equipamentos fazem a dosagem automática de químicos requerida na água a partir de um contador predefinido. Assim, a galvanização acontece rapidamente e de maneira confiável, já que haverá banhos doseados de forma precisa e eficaz. 

Automação do processo e segurança das pessoas

Uma das principais vantagens de usar a bomba dosadora na galvanização tem a ver com a automatização do processo. Consequentemente, também beneficia a saúde dos profissionais, especialmente quando lidam com produtos altamente tóxicos.

Inclusive, esse assunto foi pautado em um trabalho na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR). Uma pesquisadora apresentou uma “avaliação da adição de hidróxido de sódio para controle de níveis de cianeto de sódio no processo de galvanoplastia”.

Um dos objetivos da pesquisa foi propor a quantidade de NaOH necessária em um processo automatizado via controle de dosagem diária por uma bomba dosadora.

Então, para isso, há adição automática do químico sem qualquer contato com o fluido. Uma grande vantagem quando se considera produtos altamente tóxicos, como soda cáustica. O equipamento permitiu o ajuste do intervalo e tempo que a injeção foi feita no tanque.

Em outro trabalho, também da UFPR, o uso das bombas dosadoras apareceu como solução para o tratamento de efluentes líquidos de galvanoplastia. No tópico sobre o método de aplicação, o pesquisador responsável mencionou o uso dessa tecnologia:

A dosagem da solução em si deverá ser feita por uma bomba dosadora e não por gravidade, devido à viscosidade alta. E é estabelecida por meio de ensaios de floculação”.   

Preocupação ambiental

As bombas dosadoras, que evitam o excesso dos químicos, também são colaborativas com a sustentabilidade nas empresas. Assim, vão ao encontro de uma exigência do mercado, que está baseada em leis, regulamentações e normas técnicas.

Além disso, os envolvidos no tratamento de superfícies lidam com altas concentrações de compostos metálicos, ácidos, aditivos e lamas metálicas. Na galvanoplastia, por exemplo, a geração de resíduos é chamada de lodo galvânico.

Todas essas substâncias, quando dispostas inadequadamente, causam danos ao meio ambiente. Por isso, a recomendação é que as indústrias classifiquem resíduos conforme o Plano de Gerenciamento. 

Assim como se aconselha a aplicação de novas tecnologias para minimizar os danos, gerando mais um benefício para as bombas dosadoras na galvanização.

Bombas dosadoras: a melhor opção para a galvanização

No mercado, o modelo EXpH-ORP é a melhor solução de bombas dosadoras para o processo de galvanização e galvanoplastia. Possui muita versatilidade de aplicação, com um instrumento incorporado que detecta pH ou ORP (Potencial de Oxidação-Redução).

Assim como tem um recurso que controla, proporcionalmente, a velocidade da dosagem enquanto a leitura se aproxima dos parâmetros pré-definidos. Isso evita a super dosagem de químicos. Ou seja, é uma tecnologia altamente precisa e confiável.

Na falta de produto químico, o sistema desliga e os alarmes são acionados. Tudo automaticamente. Além disso, há um display LCD de fácil navegação e manutenção para gerenciar nos modos: manual, pH ou ORP.

O EXpH-ORP faz parte do portfólio de produtos da Exatta Bombas. Logo, é um equipamento 100% nacional com fácil instalação, 12 meses de garantia e assistência técnica ágil. Para conhecer mais detalhes, acesse o catálogo:

Clique e baixe o catálogo grátis!

Avalie este conteúdo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *